João Pessoa, 17 de junho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Espaço Arte Brasil comemora dois com exposição “Traços de Memória e Sonho” de Flávio Tavares 

Comentários: 0
publicado em 17/06/2024 ás 09h11

Kubitschek Pinheiro

 

O Espaço Arte Brasil dá o ponta inicial para festividades culturais dos dois anos de funcionamento, nesta terça-feira, com exposição “Traços de Memória e Sonho” do pintor paraibano Flávio Tavares, que tem como curador Daniel da Hora. Na horinha dos anjos, às 18h30, no piso do Liv Mall, na movimentada avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania – Retão de Manaíra.

Criado com esmero, pelo jornalista Fábio Bernardo e sócios Ignácio Baigorri, Rodrigo e Giorgio Vilar,  o Espaço Arte tem em sua brasilidade e vem conquistando o público amante das artes. seduzindo novos investidores, colecionadores, com obras de artistas brasileiros. É vasto o acervo de telas, esculturas e peças funcionais de artistas como Miguel dos Santos, Clóvis Júnior, Fred Svendsen, Heloisa Maia, Raul Córdula, Chico Ferreira, Sérgio Matos, Francisco Brennand,  Roberto  Lúcio, Abelardo Da Hora, entre outros.

Vou mostrar um material novo, telas e desenhos que parte deles, foram feitos na pandemia que muita gente não viu. E tem uma produção nova. Vou mostrar um quadro que eu gosto muito, “A Matriarca”, que é dos anos 80. Eu gosto muito do Espaço Arte Brasil, que abriu portas para a retomada histórica das grandes mostras de arte na Paraiba. O curador da minha exposição, Daniel da Hora, é muito profissional e, esse tempo que tenho trabalhado com ele, é só felicidades”, disse Flávio Tavares.

Em entrevista ao Espaço K ,o jornalista Fábio Bernardo destaca o sucesso do empreendimento, fazendo um balanço positivo do projeto que deu certo, com a precisão do público frequentador, que faz o Espaço Arte Brasil crescer, com a aquisição de obras de arte, vitrines  – um espaço engloba tudo.

Espaço K – Em setembro o Espaço Arte Brasil chega a dois anos no mercado. Motivos para comemorar de sobra, né?

Fábio Bernardo – Realmente, sentimos que vivemos uma grande renovação ao trazer de volta os olhares de muitas pessoas para os nossos artistas, que seguramente são gigantes no que fazem. Hoje assistimos, diante do nosso trabalho, a uma retomada da seleção de obras de artes em projetos importantes de grandes arquitetos, sejam eles comerciais ou residenciais. E também o orgulho de novos colecionadores em compartilhar suas aquisições…

Espaço K – Nesta terça-feira vão inaugurar a nova exposição de Flávio Tavares?

Fábio Bernardo    – Flávio Tavares, além de um grande artista e nome quase que obrigatório nos lares dos mais destacados paraibanos, é um ser de luz cuja generosidade tanto nos ensina e nos renova em esperança e fé na humanidade. Será uma dádiva poder celebrar sua arte, sua genialidade, sua existência, na abertura da exposição batizada pelo curador Daniel da Hora de “Traços de Memória e Sonho”, nesta terça-feira, 18 de junho, no Espaço Arte Brasil!

Espaço K  – Durante todo esse tempo o Espaço Arte tem oferecido múltiplas  Mostras e a disponibilização dos objetos de arte para venda, presentes etc. Vamos falar dessa interação?

Fábio Bernardo  A democratização da arte sempre foi a nossa bandeira… Seguimos nessa missão. A de construir coleções de colecionadores, que percebam a arte como necessária, essencial. Seja qual for o potencial de investimento que cada um tenha… Arte Popular, pequenos formatos, múltiplos, esculturas e pinturas de grande porte coexistem em plena harmonia no mix totalmente inclusivo do Espaço Arte Brasil.

Espaço K  – Abriram o Espaço Arte Brasil com a mostra de Abelardo da Hora – pudemos relembrar esse impacto?

Fábio Bernardo   – Foi realmente impactante… Considero que “chegamos chegando” com um dos maiores nomes da fase modernista no mundo. E nem imaginávamos que teríamos toda a seleção de obras da exposição comercializada tão rapidamente. Já era esse o primeiro e tão relevante sinal de que havia um caminho – vasto – para empreender no segmento.

Espaço K  – O Espaço Arte já promoveu mostras com artistas tarimbados e revelações de artistas raízes, os magníficos artesãs – vamos falar dessas descobertas?

Fábio Bernardo    – Os grandes nomes serão sempre os faróis, enquanto os jovens talentos trazem inspirações e linguagens absolutamente renovadas… A arte quilombola de Sérgio Teófilo, por exemplo, que dá forma às esculturas de aves em madeira de umburana – a partir de troncos e galhos secos coletados na mata – é um dos maiores sucessos da curadoria do Espaço Arte Brasil, atraindo clientes do mundo!

Espaço K  –  O que você e os sócios avaliam do andamento do espaço e da certeza de terem aberto um, lugar que faltava em João Pessoa?

Fábio Bernardo – A missão nos foi dada pelo universo e estamos só começando a cumpri-la… O Espaço Arte Brasil ainda é só um bebê, que já começou a andar e que não faz isso sozinho. Seguirá de mãos dadas com as grandes estrelas, que são os nossos artistas, nessa jornada compartilhando cores, formas e estilos plurais…

 

Serviço

A loja fica no térreo do Liv Mall – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil