João Pessoa, 24 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Cultura

Projeto de incentivo à leitura é lançado na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 24/01/2012 às 18h39

Uma iniciativa inédita entre as concessionárias de energia elétrica do país foi lançada nesta terça-feira (24) pela Energisa e promete contribuir para melhorar o acesso à leitura na Paraíba. O projeto Balcão de Livros, apresentado à imprensa em evento realizado na agência Centro, em João Pessoa, oferece aos clientes, por meio de empréstimo, obras de consagrados autores da literatura brasileira e estrangeira. A proposta quer incentivar a leitura e contribuir com o aumento do número de leitores entre a população paraibana.

Os brasileiros leem, em média, 1,3 livro por ano, bem abaixo de outros países como os Estados Unidos onde a média é de 10 livros, segundo informações do Instituto Pró-Livro. Qualquer estímulo à prática da leitura pode ajudar na mudança desse panorama, que se repete na Paraíba.

A partir de agora, os clientes da Energisa têm acesso ao acervo nos 222 postos de atendimento da empresa espalhados pelo estado. São mais de quatro mil exemplares de 55 títulos de obras reconhecidas da literatura brasileira e estrangeira. Os leitores vão poder viajar pelas histórias e versos de escritores consagrados como Fernando Pessoa, José Lins do Rego, Carlos Drumond de Andrade, José Saramago, Machado de Assis, Gabriel Garcia Márquez, Cora Coralina, J.K. Rowling, Khaled Hosseini, entre outros.

O procedimento que garantirá o empréstimo é simples. Basta que o cliente, em dia com a conta de energia, dirija-se a um dos postos de atendimento, e forneça nome, telefone e o CDC (Código do Consumidor), presente na conta de luz. O prazo de devolução do livro será de um mês a partir da data do empréstimo. Assim que houver a restituição, um novo título já será disponibilizado ao cliente para novo empréstimo.


Clientes aderem a novidade

O representante comercial Paulo Freire Filho foi o primeiro cliente a fazer um empréstimo no Balcão de Livros. Ele se encantou com o projeto e, logo de cara, escolheu um clássico da literatura mundial: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do português José Saramago. “Gostei muito do projeto e quero dar os parabéns a Energisa por esse incentivo à leitura”, afirmou Paulo.

Julio Vinicius dos Santos Silva
Assessoria de Marketing, Comunicação e Cultura | AMCC

 

Leia Também