João Pessoa, 02 de julho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na paraíba

Censo para investimentos é ignorado por 69% das unidades básicas de saúde

Comentários: 0
publicado em 02/07/2024 às 15h57
atualizado em 02/07/2024 às 13h02

O Ministério da Saúde convocou os gestores da Paraíba a preencherem à pesquisa do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde até o dia 31 de julho. Quase 70% das unidades ainda não tiveram seus dados registrados pelas prefeituras paraibanas. Das 246 unidades cadastradas, 170 ainda não concluíram o questionário, em todo o Brasil, há 48 mil UBS cadastradas, porém apenas 6.920 preencheram o Censo.

“A intenção é coletar informações detalhadas que servirão de base para orientar investimentos e a construção de políticas e programas públicos, fortalecendo a infraestrutura e os processos da atenção primária”, afirmou Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde.

O censo é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil. A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais, em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

“O censo não é uma pesquisa de avaliação dos serviços das UBS. Os resultados não serão utilizados para geração de scores de classificação ou ranqueamento entre os municípios e suas respectivas unidades”, pondera Felipe Proenço.

MaisPB