João Pessoa, 03 de julho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cultura

OSUFPB realiza concerto comemorativo dos 15 anos do FIMUS

Comentários: 0
publicado em 03/07/2024 às 16h32
atualizado em 04/07/2024 às 10h37

A Osufpb realiza nesta quinta-feira (4) o concerto que comemora os 15 anos de existência do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS). A obra escolhida foi a consagradíssima “Carmina Burana”, do compositor alemão Carl Orff.

O concerto será realizado excepcionalmente nesta quinta-feira, dia 04 de julho, às 20h00, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita e a ocupação da sala é por ordem de chegada.

Para a realização deste concerto, a peça “Carmina Burana” foi adaptada para uma formação orquestral reduzida, sem perder, entretanto, o seu glamour. Prevalece a formação instrumental da Osufpb, com suas cordas, acrescida de músicos convidados para a percussão. As vozes da peça ficarão por conta da participação especial de cantores convidados e do Coro do FIMUS, formado por cerca de 50 vozes. Como solistas, a participação da soprano Alzeny Nelo e do baixo-barítono William Pereira, que é aluno da Mississippi State University e está de visita ao Brasil. São convidados ainda os pianistas Eudes Rocha e Regiane Yamaguchi. A regência fica na batuta do maestro Vladimir Silva.

Este concerto será apresentado em João Pessoa, mas também fará parte da programação do FIMUS em Campina Grande, cidade sede deste Festival Internacional, que já comemora sua décima quinta edição.

O FIMUS

O XV FIMUS será realizado de 12 a 21 de julho, mantendo sua proposta de envolver, além da cidade onde nasceu, outros municípios do brejo e cariri paraibanos. Neste seu jubileu de cristal, o Festival Internacional de Campina Grande comemora o centenário de nascimento de Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca, um ícone da cultura paraibana, falecida em 05 de agosto de 2004.
Em sua décima quinta edição, o Festival também apresenta a oitava edição do FIMUS JAZZ, dando ainda um maior espaço para as mais diversas manifestações musicais, do erudito ao popular. Há também amplo espaço para atividades pedagógicas, como oficinas e masterclasses.

MaisPB