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Nilda Gondim reforça apoio ao Porto de Cabedelo

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publicado em 24/01/2012 ás 10h54

“A Paraíba não pode continuar dependendo do porto pernambucano de Suape para operacionalizar o transporte da grande maioria dos produtos que importa e exporta. Mesmo porque temos aqui o Porto de Cabedelo, que já teve grande importância, por exemplo, no escoamento da produção agrícola do Nordeste e que hoje depende, dentre outros projetos complementares, da conclusão do projeto de dragagem do seu Canal de Acesso para poder receber navios de grande porte e assim incrementar as atividades econômicas na zona portuária do Estado, inclusive com a geração de inúmeros novos empregos”.

Com essa observação, a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) reafirmou o seu apoio pessoal à luta encampada pelo Comitê de Defesa do Porto de Cabedelo e confirmou sua presença na Sessão Especial que será realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, em João Pessoa, com o objetivo de promover a união de toda a classe política paraibana na defesa da adoção de medidas que viabilizem o aumento imediato da capacidade de operacionalização do porto.

A questão do Porto de Cabedelo vem sendo debatida na Assembleia Legislativa desde a quarta-feira da semana passada (dia 18 de janeiro), quando o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, se reuniu com o presidente da Mesa Diretora da Casa, deputado Ricardo Marcelo. O encontro teve por objetivo formalizar um movimento suprapartidário em favor da conclusão do projeto de dragagem do Canal de Acesso do porto, obra considerada essencial para incrementar o desenvolvimento econômico do Estado.

O Porto de Cabedelo, segundo Jácome, conta hoje com um calado de pouco mais de 9 metros, com capacidade para receber navios de porte médio que transportam até 35 mil toneladas de produtos por viagem. Com a conclusão do projeto de dragagem do canal de acesso, que elevará a profundidade das águas para 11 metros, navios de grande porte, com capacidade para transportar até 45 a 50 mil toneladas, poderão ser utilizados, tanto nos processos de importação quanto de exportação de insumos.

Dessa forma, a comunidade portuária paraibana será beneficiada de diversas formas, especialmente com a possibilidade de barateamento dos custos dos insumos, por meio do transporte de quantidades maiores de produtos por cada viagem.

Além disso, em razão da necessidade de um volume maior de mão-de-obra, haverá também a consequente geração de mais empregos, em função do aumento na quantidade de insumos importados e exportados. “Quando se aumenta o tamanho da embarcação, pode-se trazer mais insumos de uma só vez, possibilitando o barateamento dos produtos a partir dos gastos relacionados às operações de transporte”, explicou o presidente da Companhia Docas.

Importância econômica – Para a deputada Nilda Gondim, o aumento da capacidade de operacionalização do Porto de Cabedelo significará um avanço importantíssimo para a economia da Paraíba. “Com uma população de aproximadamente 58 mil habitantes (em 2010 eram 57.738, segundo dados do Censo do IBGE) e uma área total de 31.27 km², a cidade de Cabedelo, com todas as dificuldades de sua principal fonte de renda (o Porto), já ocupa hoje uma posição importantíssima em termos de arrecadação, se comparada aos demais municípios do Estado”, comentou a deputada.

Explicando a sua afirmativa, ela lembrou que em 2011, por exemplo, no período de janeiro a outubro o município de Cabedelo arrecadou um total de R$ 102.273.173,45, segundo dados do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do Tribunal de Contas do Estado. Esses números, conforme ressaltou, representam quase 40% dos R$ 261.583.441,44 arrecadados no mesmo período pela segunda maior cidade do Estado (Campina Grande), que tem uma população quase sete vezes superior (em 2010 eram 383.941, também segundo o IBGE).

“Se, mesmo não contando com outras fontes importantes de rendimento, e dependendo, em sua grande maioria, da arrecadação proporcionada pelas atividades do Porto, o município de Cabedelo apresenta uma arrecadação de destaque em nível estadual, imaginem o que acontecerá quando o porto voltar a operar com toda a sua capacidade?”, observou Nilda Gondim.

Mobilização – Diante da importância da questão, que envolve o interesse de todos os paraibanos, a deputada peemedebista classificou de muito louvável a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, de reunir as forças políticas e sociais do Estado em torno do problema.

Para ela, se houver o empenho de todos os deputados estaduais e federais, dos senadores, do Governo estadual e dos representantes da sociedade civil organizada, notadamente dos segmentos ligados à economia, o governo federal certamente vai liberar, com a maior brevidade possível, os recursos necessários para a conclusão da dragagem do Canal de Acesso ao Porto de Cabedelo, que precisa de um calado de no mínimo 11 metros para poder receber navios de grande porte.

Contatos em Brasília – Sobre a possibilidade de liberação imediata desses recursos, o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, informou, na primeira reunião ocorrida na ALPB, na quarta-feira (18), que o ministro-chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, José Leônidas Cristino, e a própria presidente da República, Dilma Rousseff, já se prontificaram a viabilizar a liberação dos recursos para a conclusão do projeto, cuja execução já ultrapassou 90%.

Assessoria