João Pessoa, 23 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na cidade de Sousa foram registrados 18 casos, seguindo de Cajazeiras com 05 casos. As secretarias de saúde estão planejando ações.
Em 2011, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou o total de 40 casos de calazar (leshmaniose visceral) no Estado da Paraíba. No Sertão, somente na cidade de Sousa foram registrados 18 casos, seguindo de Cajazeiras com 05 casos.
As secretarias de saúde dessas cidades estão planejando e desenvolvendo ações para diminuir os casos dessa doença, no entanto, moradores afirmam que somente com um centro de zoonoses é que irá realmente combater esse mal.
Na cidade de Sousa segundo o Secretario de Comunicação, Antonio Galdino, já existe um projeto para a construção do centro de zoonoses que está orçado em R$ 555 mil.
Já em Cajazeiras, de acordo com Secretário de saúde, Pablo Leitão será concluído nas próximas semanas um canil público com a capacidade de 150 cachorros que serão capturados das ruas e casas e sacrificados. O canil foi orçado em R$ 10 mil.
Com relação ao centro de Zoonoses, foi encaminhado um projeto para a comissão intergestora de partidos, “estamos aguardando a análise”, disse Leitão.
O Secretário Alexandre Galvão da cidade de Sousa, afirma que é necessário termos consciência e começar a agir, pois o mosquito que transmite o calazar é semelhante ao mosquito da dengue, portanto temos que limpar constantemente nossas casas e terrenos baldios.
Diário do Sertão
EM SOLENIDADE - 06/01/2025