João Pessoa, 20 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, suspendeu as operações militares do país no Afeganistão depois da confirmação de que eram franceses os quatro soldados mortos por um soldado afegão nesta sexta-feira (20).
"As forças armadas francesas estão ao lado de seus aliados, mas não podemos aceitar que um soldado nosso seja morto ou ferido por nossos aliados. É inaceitável e eu não aceitarei isso", declarou Sarkozy, informando que o ministro da Defesa, Gerard Longuet, viajava "imediatamente" ao Afeganistão.
Segundo uma fonte do setor de inteligência do Afeganistão, quatro militares franceses foram mortos e 17 ficaram feridos em um ataque de um soldado afegão no vale de Taghab, na província de Kapisa, leste do país. O agressor foi preso.
Recentemente vários soldados das tropas estrangeiras foram mortos por membros das unidades da segurança afegã, o que vem prejudicando as relações entre as forças do Afeganistão e as da Otan, que preparam a retirada de seu contingente de combate para 2014.
Possível retirada
"Todas as operações do exército francês de formação e de ajuda ao combate ficam suspensas", afirmou o presidente em um discurso perante o corpo diplomático.
"Se não forem estabelecidas claramente as condições de segurança, então estudaremos a questão de uma retirada antecipada do exército francês", advertiu Sarkozy.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024