João Pessoa, 24 de julho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em agosto

CMJP celebra 439 anos de João Pessoa com passeio ciclístico pelo Centro Histórico

Comentários: 0
publicado em 24/07/2024 ás 11h43
Câmara Municipal de João Pessoa (Foto: divulgação/CMJP)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está participando ativamente das celebrações dos 439 anos da Capital paraibana. O Legislativo Municipal promove, no próximo dia 5 de agosto, em parceria com diversas entidades, um passeio ciclístico no Centro Histórico da cidade. A comemoração reforça as ações do programa ‘Viva o Centro’, que reúne medidas e projetos para revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa, em uma iniciativa da Casa, do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), além de outras entidades federativas.

Para participar do evento os ciclistas deverão se inscrever doando dois quilos de alimentos não perecíveis, nas Lojas Túlio Bicicletas no Centro, em Manaíra e Mangabeira. Os 500 primeiros inscritos receberão uma camiseta temática e concorrerão a uma bicicleta de alumínio, aro 29.

O presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD), enfatizou que o evento é uma ação importante que visa não apenas estimular o esporte, mas, fazer um apelo para preservar a cidade e o Centro Histórico. “A Câmara Municipal abraçou esse projeto desde o início e tem lutado para essa mudança, inclusive com a construção da nova sede que permanecerá na região do Centro Histórico”, ressaltou.

Percurso completo

Após a concentração a partir das 7h, no pátio da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o marco zero de João Pessoa, os ciclistas partirão, às 8h e percorrerão diversos pontos históricos e turísticos da região. Eles seguirão para a Casa da Pólvora, Mosteiro de São Bento, Pavilhão do Chá, Tribunal de Justiça, Praça dos Três poderes, Palácio da Redenção, Assembleia Legislativa, Academia de Comércio, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Praça da Independência, Bica, Associação Comercial, Praça Antenor Navarro, Estação Ferroviária – CBTU, Capitania dos Portos, 1º Batalhão de Polícia, Teatro Santa Rosa, Antiga Sede do Comando Geral de Polícia, Antiga Sede dos Correios, Lagoa, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Praça Barão do Rio Branco, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Associação Paraibana de Imprensa (API), finalizando no Largo da Igreja São Francisco.

Durante o percurso, um historiador acompanhará os participantes, narrando histórias de pontos específicos por onde passarão. Ao chegarem ao Centro Cultural São Francisco, os ciclistas serão recepcionados com apresentações musicais, um café da manhã e um painel em que todos poderão deixar suas congratulações à cidade.

O diretor de Comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior salientou que a ação busca estimular o esporte e a preservação do Centro Histórico. “Nós temos uma cidade maravilhosa e histórica, mas o centro vem sofrendo há muito tempo com o abandono e a desarticulação do arranjo econômico. O Projeto Viva o Centro tem o objetivo de fortalecer o interesse de investimentos aqui no centro da cidade. Também se pretende resgatar a preservação da cultura e da história da cidade. Por conta disso esse passeio ciclístico vem reforçar esse compromisso do cidadão com o centro. Tanto que alem do passeio, haverá no final do percurso um painel onde todas as pessoas poderão escrever uma mensagem em direção à preservação sobre o tema ‘Eu faço parte dessa história’”, asseverou.

Parcerias

O evento acontecerá com o apoio do Centro Cultural São Francisco, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred), PBGás, Sintur, Ilha Tech, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Comitê de Fomento do Centro Histórico, Federação de Ciclismo da Paraíba, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, Guarda Municipal, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

MaisPB

Leia Também