João Pessoa, 19 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INCENTIVO

Senador garante liberação de recursos para infraestrutura hídrica da PB

Comentários: 0
publicado em 19/01/2012 ás 18h25

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) iniciou o ano de 2012 defendendo a execução de obras de infraestrutura hídrica para o Estado da Paraíba. Para isso, Vital do Rêgo confirmou nesta quinta-feira (19) a liberação por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN) de uma verba no valor de R$ 2 milhões que será destinada para a construção de barragens, poços e cisternas em vários municípios paraibanos.

Entre os municípios contemplados com a ação do senador paraibano, estão Araruna, Gurjão, Nova Olinda, Quixaba, São José de Caiana, Váreza, Cabaceiras, Baraúna e São José de Espinharas. As obras serão executadas por meio da Funasa através do PAC 2. Vital disse que sempre foi a favor da política de incentivo aos recursos hídricos no Estado, pois entende que a construção de reservatórios, garante a população a segurança hídrica necessária, afastando o risco dos racionamentos.

O senador lembrou que no ano passado, mesmo com a meteorologia tendo registrado chuvas acima da média na Paraíba, muitos paraibanos sofreram com escassez de água e passaram a depender do socorro emergencial através da chamada Operação Pipa coordenada pelo Exército. Ainda hoje, dezenas de municípios sofrem com a falta de água e são abastecidas pelos carros pipas.

Além de articular a liberação de recursos para a construção de novos reservatórios na Paraíba, Vital também conseguiu incluir no Plano Plurianual (PPA-2012/215), uma emenda que prevê a revitalização do Rio Taperoá, o que beneficiará parte do Cariri paraibano.  Com essa mesma preocupação, ele também cobrou do governo federal a retomada das obras da Transposição do Rio São Francisco nos eixos Leste e Norte que cortam a Paraíba. Sobre essa temática o parlamentar essa semana recebeu do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra um telefonema garantido que as obras iriam ser retomadas.
 

Assessoria