João Pessoa, 27 de julho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Caminhar na areia da praia, passear em um parque, contemplar as árvores e o canto dos pássaros. Bastam ao menos 10 minutos por dia em contato assim com a natureza para trazer benefícios à saúde mental. A comprovação foi de um estudo publicado recentemente por pesquisadores norteamericanos na revista Ecopsychology. Apontada como a capital nordestina mais sustentável pelo Programa ‘Cidades Sustentáveis’ (PCS), por entre outros motivos, proporcionar esses ambientes em paisagens urbanas, João Pessoa pode ser uma aliada para quem quer qualidade de vida e melhoria da saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas tem algum tipo de transtorno ligado às emoções. O custo disso na qualidade de vida, assim como o impacto econômico, torna importante identificar e promover apoios acessíveis à saude, destacam os autores da pesquisa. O levantamento mostrou que passar mesmo que um pequeno período do dia em ambientes externos, cercados de árvores, plantas, próximo ao mar ou rio, ainda que em áreas urbanas, traz vantagens significativas.
Assim, conforme o trabalho publicado, escolher um local para morar que proporcione esses momentos de contato com a natureza é um diferencial no tratamento e na prevenção do estresse, da ansiedade, dos sintomas de depressão e nas oscilações de humor. “A cidade de João Pessoa vem sendo apontada por diversos levantamentos como uma das melhores para se viver exatamente por isso. Ano passado ficou em 1º lugar no ranking de capitais sustentáveis do Nordeste”, relatou a Christina Santiago, diretora comercial da MGA, construtora pessoense.
A empresa tem investido em edificações que estejam conectadas com a natureza, a exemplo do Sens, Makai, Mondo, Breeze e Arbo, todos próximos da praia, parques e áreas voltadas para a prática de atividade física. “Nós da MGA somos encantados com as potencialidades de João Pessoa e a qualidade de vida que morar aqui nos proporciona. Por isso, temos privilegiado em nossos empreendimentos, projetos e locais que possam favorecer isso que nossa cidade tem de melhor”, pontuou Christina.
A MGA é uma construtora de João Pessoa com 17 anos de história e 18 empreendimentos idealizados para garantir qualidade de vida aos moradores da capital e região metropolitana.
Ecopsicologia – Nascida do encontro entre ecologia e psicologia, a chamada ecopsicologia é um campo de estudos que reconhece que a natureza não é algo separado do indivíduo, mas que as pessoas também integram o biossistema. Segundo os teóricos, essa compreensão muda toda atitude e comportamento em relação ao ambiente.
MaisPB
HORA H - 22/11/2024