João Pessoa, 28 de julho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

POV

Comentários: 0
publicado em 28/07/2024 ás 10h21

Depois do mundo receber uma enxurrada de TBT, já tem nova sigla dominante tomando conta da internet. Na verdade, essa onda se chama “trend”. No meu caso, aconteceu de maneira genuína como também generalizada essa semana, pois bem, acordei feliz em plena segunda-feira e lá estava uma postagem de um político com uma inscrição “POV”. Lá pela terça-feira, mesma coisa, na quarta-feira um grande amigo postou “POV”; Já saí procurando que banda é essa que as pessoas estão cultuando agora, ou ainda fiquei me perguntando se era um novo hit da Anitta, da Taylor Swift, da Lady Gaga, depois pensei, Ánh pode ser o pronome neutro de “povo”, do tipo “todes”, que nada, era apenas mais uma modinha que surgiu nas telas pequenas. Pela narrativa das redes sociais, principalmente no TikTok, POV(point of view) pode ser traduzida, em português, como “ponto de vista” ou “perspectiva”. Mas nada é tão simples assim. Esta é a tradução ao pé da letra que normalmente seria utilizada para indicar que o conteúdo que está sendo compartilhado e que representa a perspectiva de alguém. Surgiu no cinema quando o diretor nos põe como figura partícipe da cena e do momento crucial do enredo contado por um personagem, mas que podemos jurar estarmos ali presentes.

Tem isso também nas redes, relatos do cotidiano, experiências pessoais ou vividas por amigos designando opinião própria dispensando opiniões alheias ou julgamentos, isto é, explana-se um conteúdo e “tchau”. 

De fato, o que mais pegou foi o “rolê” do TikTok que se tornou um conteúdo especializado em criar vídeos, que podem gerar riso, sentimentos de empatia, emoção, entre outros. 

Ou seja, bem-vindos ao “estilo POV” de ser.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também