João Pessoa, 17 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As categorias profissionais integrantes do setor de Saúde de Campina Grande vivem uma nova realidade em função das conquistas obtidas ao longo da atual gestão municipal. Foi o que revelou na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, durante a solenidade de assinatura do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da saúde.
A medida beneficia categorias como médicos, dentistas e muitos outros profissionais, sendo atendidos quase três mil servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde. O impacto financeiro inicial será de aproximadamente R$ 800 mil mensais.
Segundo o prefeito Veneziano Vital, a iniciativa representa mais um ato de valorização do servidor público por parte da gestão municipal e, conseqüentemente, também da saúde pública. Além do plano, nesta gestão, os profissionais da saúde, entre eles, tiveram as relações de trabalho com a Prefeitura de Campina Grande desprecarizadas, sendo contratados através de concursos públicos. Antes, eles (incluindo os médicos) eram contratados através das Sociedades de Amigos de Bairro.
A política adotada pela atual gestão visa garantir aos servidores o acesso a melhorias salariais por intermédio do avanço na titulação acadêmica, além de permitir uma evolução salarial ao longo do tempo, por merecimento e com prévia avaliação de desempenho, que resultarão em benefícios no presente e, posteriormente, através de impactos positivos na aposentadoria de cada servidor.
Veneziano lembrou que em comparação ao passado, os servidores da Saúde vivem um novo momento, pois as reivindicações da classe têm sido ouvidas democraticamente e atendidas pelo Poder Público, o qual, em outras épocas, não oferecia as merecidas condições salariais e de trabalho à categoria.
O prefeito ressaltou, ainda, que todo este esforço resulta em amplos benefícios à coletividade, contemplada com a expansão do Programa Saúde da Família, aumento significativo do número de equipes do setor de atenção básica á saúde (de 30 para mais de 90 equipes) em sete anos de gestão, construção e recuperação das unidades básicas de saúde, entre muitas outras ações que mudaram completamente a realidade dos servidores e da população em geral.
Assessoria
VÍDEO - 02/01/2025