João Pessoa, 03 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Incrível. Outro dia escrevi sobre a síndrome de Frankenstein. Hoje não sei o que vou escrever – talvez sobre o cachorro de rua – mas tenho que fazer o texto com 140 caracteres. I adopted a mixed-breed dog.
O presidente Lula em sua passagem pela Paraíba, disse que “não somos um país que tem complexo de vira-lata”, elevando o tom contra ao bilionário Elon Musk, dono do X, (Tuite) que desafiou o sistema judiciário brasileiro. Tá certo, mas os amplexos ultrapassam os complexos quando o tema é um vira- lata.
A teoria “complexo de vira-lata foi criada por Nelson Rodrigues, logo após a derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, sediada aqui mesmo, no país em que não se tem complexo de vira-lata, segundo o presidente Lula – mas tem complexo de fome, de feminicídio etc.
Nelson Rodrigues elaborou uma de suas principais teorias sobre os brasileiros que ficaram revoltados, alguns até torciam contra o próprio país (e ainda torcem) e fazem previsões calamitosas. Natural, o brasileiro como qualquer outro povo, é um curtidor, que sofre por antecipação. Já o vira-lata…
Nada contra o presidente, somos sim, uns pais de vira-latas, sem complexo – basta olhar para um cachorro de rua faminto revirando o lixo, abandonados a toda sorte. Observando esse cenário, Nelson Rodrigues elaborou uma de suas principais teoria? Sim, mas Nelson Rodrigues era um gênio.
“A pura, a santa verdade é a seguinte: — qualquer jogador brasileiro, quando se desamarra de suas inibições e se põe em estado de graça, é algo de único em matéria de fantasia, de improvisação, de invenção. – temos dons em excesso. E só uma coisa nos atrapalha e, por vezes, invalida as nossas qualidades. Quero aludir ao que eu poderia chamar de ‘complexo de vira-latas’. Estou a imaginar o espanto do leitor: — ‘O que vem a ser isso?’.
Nelson dizia que o brasileiro precisava encontrar sua identidade para se desenvolver como país. A teoria surgiu especialmente devido as ideias de inferioridade racial de autores famosos do século XX, como Monteiro Lobato, Oliveira Viana e Nina Rodrigues.
Bom, a teoria na prática, é bem pior.
Será que o somos um pais com complexo de felicidade? Adote um vira-lata, seja “tutor”, e saiba qual é a maior alegria do Brasil, sem complexo nenhum.
Kapetadas
1 – Tudo depende, independentemente de qualquer coisa.
2 – Nunca houve tanta gente comendo fora: fora do prato, fora da mesa, fora da cozinha,
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 26/11/2024