João Pessoa, 06 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (6), sessão solene para entrega do Título Cidadão Pessoense ao sanitarista, natural de Catolé do Rocha (PB), Jailson Vilberto de Sousa e Silva. A sessão foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (PSB) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.
“João Pessoa ganha com esse Título. Ela vai estar no rol daquelas cidades que realmente sabem homenagear a quem realmente sabe fazer por ela”, afirmou a colega de trabalho e presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, Maria Marques Maciel.
A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, reforçou: “Você, hoje, recebe o Título de Cidadão de João Pessoa pelo brilhante trabalho e estudos que dedica diuturnamente à nossa cidade, de uma forma que transcende a cada uma das pessoas que o circundam. Jailson é uma pessoa que toca o coração de quem o cerca com uma mensagem de empoderamento, com uma dica, um conteúdo técnico, mas principalmente, como ser humano. Temos um respeito e um carinho grandes pelo cidadão que transcende a todos os títulos que se pode ter”.
O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e colega do homenageado, Bruno Leandro de Souza, afirmou que os parceiros profissionais de Jailson costumam dizer que ele é um dos colaboradores mais ativo do Conselho, ensinando médicos a terem mais respeito e compromisso com a profissão.
“Há 10 anos o conheci no Hospital Arlinda Marques, como diretor-administrativo, e já chamou atenção a responsabilidade e sensibilidade em tratar cada caso como possibilidade de salvar vidas que poderiam se esvair com qualquer atraso. Não eram processos, eram vidas, eram pessoas. Sempre nos unimos formando um time, uma equipe da qual Jailson era o capitão, com sua liderança inata e trabalhada com o tempo. Logo percebemos seu espírito de coletividade, que deseja o bem para todo mundo. Com ele todo mundo ganha ou ninguém ganha. Continuamos a caminhar em serviços diferentes, mas sempre próximos pelo mesmo ideal. Tudo que busco fazer na vida tem aconselhamento de Jailson, homem de grande propósito. Hoje ele não recebe um quadro ou pedaço de papel, recebe o reconhecimento pelo seu trabalho, e a cidade também se orgulha de lhe dar essa cidadania pessoense. Obrigado por contribuir com nossa cidade. Esse é o reconhecimento ao homem e cidadão que Jailson representa para todos nós”, destacou.
Já o diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Angevisa-PB), Geraldo Moreira, ressaltou o profissionalismo e o grande coração do homenageado ao lidar com as circunstâncias do cotidiano profissional.
A esposa do agraciado, Vanessa Souza, começou seu discurso falando que a mesa da sessão, por si só, representava um pouco da história de seu marido, das diversas bandeiras defendidas em sua trajetória profissional, seja no controle social, na representação de classe, na saúde e gestão do Serviço Único de Saúde (SUS), na defesa do direito dos consumidores, na prestação do melhor serviço hospitalar, ou na vida acadêmica.
“Vocês representam tanto a história de Jailson quanto de seus significados. Sinto-me honrada ao falar de Jailson, que consigo dividir em três pessoas. O Jailson profissional, que contribuiu de forma direta com João Pessoa ao transversalizar muito os espaços do SUS; que já foi meu chefe e, por isso, sei como ele se comporta e a facilidade de liderança que tem. Também é uma pessoa incansável no contínuo processo de educação, que me honra como colega de estudo e, ao mesmo tempo, é um professor dedicado a mudar as visões das pessoas. Ainda falo de Jailson na perspectiva emocional e, como marido, sendo a representação de sua origem, que é muito boa, que veio de uma raiz muito maravilhosa. Por fim, sempre um marido e amigo muito fiel às suas amizades, que honra a cada uma delas. Ele é meu marido e minha alma, a qual escolheria em qualquer outra situação. Essa homenagem representa a importância dele na vida da família e na construção de uma sociedade melhor, principalmente da cidade de João Pessoa, com tantos feitos positivos profissionalmente”, finalizou.
O homenageado detalhou sua trajetória de vida desde a infância, passando pelas faculdades cursadas, até os desafios profissionais em luta pela coletividade. “Expressando minha felicidade, quero que meus filhos entendam o verdadeiro significado deste momento: que ser ético, fazer o certo, ser justo, esforçado, ter autocontrole, paciência e resiliência vale muito a pena. Este Título é mais do que um pedaço de papel e reconhecimento, é uma expressão de amor das pessoas que me rodeiam”, afirmou, agradecendo aos familiares e à Casa Legislativa pela homenagem.
Sobre o homenageado
Jailson Vilberto de Sousa e Silva é sanitarista, farmacêutico, professor de Gestão em Saúde e Mestre em Saúde Pública. Possui graduação em Farmácia, Biologia e em Saúde Coletiva. Possui especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, é Mestre em Saúde Coletiva e atualmente doutorando em Neurociência Cognitiva e Comportamental.
Atualmente é Coordenador do Serviço de Verificação de Óbito (SUS/SES/PB), representante estadual eleito da Federação Nacional dos Farmacêuticos, conselheiro e diretor-presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, farmacêutico da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de aprovação em concurso público.
Atuou como gestor em diversas áreas, entre elas: diretor-administrativo hospitalar do Complexo de Pediatria Arlinda Marques; diretor-técnico de alimentos e medicamentos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária; e diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024