João Pessoa, 10 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
telemedicina

Cliente da Unimed João Pessoa pode fazer consulta até do exterior

Comentários: 0
publicado em 10/09/2024 ás 12h36

Na pandemia de covid-19, a telemedicina se destacou como uma forma segura de garantir atendimento médico em um momento em que o distanciamento social era fundamental para salvar vidas. A pandemia passou, mas os serviços de telessaúde ficaram. Práticos e resolutivos, eles vêm se expandido com rapidez cada vez maior.

Segundo relatório divulgado em 2023 pelo Distrito Healthtechs Report, um hub de inovação para startups, o crescimento global desse tipo de serviço é de 18,8% ao ano. No Brasil, a telemedicina, que foi regulamentada em dezembro de 2022, vem se consolidando como mais uma opção de atendimento médico.

Os motivos para essa expansão são muitos. Além de segurança e comodidade, a consulta remota facilita o acesso ao atendimento para quem está em regiões mais afastadas dos grandes centros ou até mesmo fora do país. Inaugurado durante a pandemia, o serviço de Telessaúde da Unimed João Pessoa, por exemplo, já chegou a atender clientes que se encontravam no exterior.

O superintendente de Serviços Próprios não Hospitalares da Unimed João Pessoa, Gilvandro Lins, comentou que, mesmo sem perceber, a telessaúde já fazia parte da rotina das pessoas. É o caso, por exemplo, de uma mãe que ligava para um pediatra para esclarecer uma dúvida ou de uma mulher que pedia orientação ao ginecologista por telefone. O que muda é que, com a regulamentação, vem a garantia de que os dados do paciente serão armazenados adequadamente no prontuário eletrônico, aumentando a segurança. “Claro que a telessaúde tem sua vocação e não pode ser utilizada indiscriminadamente para todo e qualquer atendimento. Existem situações em que o exame físico, tocar no paciente, é necessário”, ponderou.

Serviços disponíveis

Quando começou a funcionar em abril de 2020, a Telessaúde da Unimed João Pessoa oferecia atendimento por um único canal – a Teleconsulta – e era voltada exclusivamente para casos de clientes com sintomas gripais. Hoje, o plano de saúde também disponibiliza o PA Digital e a Telepsicologia. O atendimento está disponível para os clientes da Unimed João Pessoa e os de Intercâmbio (beneficiários de outras Unimeds que estão de passagem ou moram na Paraíba).

A Teleconsulta oferece duas especialidades: pediatria, para crianças a partir de dois anos de idade, e clínica médica. No PA Digital, é possível se consultar com o clínico. O atendimento, em ambos os serviços, é todos os dias da semana, das 7h30 às 19h. A diferença está na forma de acesso e na urgência do atendimento.

Na Teleconsulta, o cliente passa por uma triagem com uma enfermeira que faz um atendimento inicial e, se necessário, agenda a consulta com o clínico ou pediatra. Já no PA Digital, o próprio cliente faz a triagem e já entra em uma fila de espera para ser atendido pelo clínico. Essa diferença ocorre porque, assim como no PA físico, o digital é disponibilizado para quem não pode esperar por um agendamento.

Na Teleconsulta e no PA Digital, é possível apresentar exames, renovar receitas controladas (azul e amarela) e solicitar guias para exames laboratoriais e de imagem e para terapias (psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia). Também são emitidos atestados médicos.

Já a Telepsicologia está disponível para clientes da Unimed JP e de Intercâmbio com idade a partir de 12 anos. Para solicitar atendimento, é preciso ter a guia de encaminhamento médico devidamente autorizada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Como agendar atendimento

Teleconsulta

– Portal Unimed JP: www.unimedjp.com.br/teleconsulta

– Aplicativo Unimed João Pessoa: Agendamentos / Solicitar Agendamento / Beneficiário / Consultas / Teleconsulta

– Telefone: (83) 2106-0630

PA Digital

– Aplicativo Unimed João Pessoa: basta clicar em Pronto Atendimento Digital

Telepsicologia

– Portal Unimed JP: www.unimedjp.com.br/cliente

– Aplicativo Unimed João Pessoa: Agendamentos / Solicitar Agendamento / Beneficiário / Terapias (fisioterapia e psicologia)

MaisPB