João Pessoa, 10 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ministério das Comunicações

Dois municípios da Paraíba vão receber cobertura móvel de internet 4G

Comentários: 0
publicado em 10/09/2024 ás 16h00
atualizado em 10/09/2024 ás 19h51

As cidades de Caraúbas, no Cariri e Tavares, no Sertão da Paraíba, vão receber acesso a cobertura móvel 4G. O Ministério das Comunicações anunciou o primeiro leilão reverso de cobertura móvel e acompanha todo o processo que beneficiará quase 60 cidades no interior dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Tocantins.

A manifestação de interesse para a qualificação das participantes começa na próxima segunda-feira (16) e segue até o dia 26 deste mês. Nesta modalidade, as operadoras de telefonia podem escolher uma ou mais localidades da lista e realizar um lance único para cada uma, abaixo do limite estipulado no edital. A empresa que adotar o menor valor de subsídio vence.

“Esse projeto foi um pedido do Ministério das Comunicações como parte de suas políticas públicas que visam promover a conectividade significativa e universal. É nosso objetivo não deixar que os locais remotos e rurais fiquem fora da inclusão digital. Onde tem brasileiro sem internet de qualidade, vamos tentar agilizar o processo para promover melhorias”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

O leilão reverso que acontece em outubro é um piloto para vários outros a serem realizados com a finalidade de usar o saldo remanescente de R$ 250 milhões em recursos à disposição, que sobraram da digitalização da TV analógica no Brasil. Ele será importante para verificar o interesse das empresas na proposta.

O edital do leilão lançado nesta segunda (9) vai escolher as operadoras responsáveis pela instalação de antenas e prestação do serviço de telefonia móvel nos municípios a serem beneficiados. O atual leilão é a fase 1 (piloto). Ainda serão realizados leilões para as fases 2 (principal) e 3, em futuro próximo. As localidades foram pré-determinadas pelo Ministério das Comunicações, que mapeia áreas remotas do país a serem incluídas digitalmente.

“Esse é um projeto que atende nosso principal objetivo no Ministério das Comunicações, que é levar inclusão digital para as populações menos favorecidas, por meio da conectividade em banda larga móvel, que é a mais desejada pelas pessoas. Norte e Nordeste do país estão nesse foco e seguiremos ampliando o acesso de todos os brasileiros”, afirmou Hermano Tercius, secretário das Telecomunicações da pasta.

O Ministério das Comunicações é um dos integrantes do Grupo de Implementação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV. Além da pasta, o grupo reúne representantes da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras, e é responsável pelas diretrizes da Seja Digital/ EAD, empresa privada sem fins lucrativos responsável pela execução de políticas públicas de telecomunicações e radiodifusão e que também está à frente do projeto.

MaisPB

Leia Também