João Pessoa, 15 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Entre as vítimas há artistas de várias nacionalidades, a lista inclui Amanda Verxz um finalista do programa “The Fame” e pasmem, a cantora Adele. Na página de seu perfil, a cantora Adele revela uma super pausa na carreira após esse descontentamento com a indústria do show biz.
O golpe é o mesmo desses famosos da internet que vendem prosperidade fácil a partir de imagens próprias com vídeos ao lado de cantores renomados, “clientes” de sua empresa milionária, além de fotos em estilo de vida luxuoso.
Segundo os investigadores, o estelionatário visitava grandes patrocinadores, elaborava um contrato fake, ganhava 50% do montante que era depositado em contas de laranjas e gastava o dinheiro em viagens internacionais para comprar joias, bolsas, perfumes, lenços de grife e outros itens de luxo.
Ao chegar no Brasil, ele fazia uma modalidade de leilão on-line onde as mercadorias eram repassadas por preços abaixo do mercado e com isso lavava uma parte do dinheiro, outra forma de ganho ilícito era incentivar jogos do tigrinho onde várias células da organização criminosa operavam em conjunto com ajuda de propagandas fraudulentas de influencers em seus perfis, onde aparecem sendo, supostamente, premiados nos jogos online e isto faria com que as pessoas acreditassem ser possível conseguir grandes quantias com o jogo.
A polícia apreendeu dinheiro vivo de várias nacionalidades e automóveis caros na casa alugada do falso empresário. Entre eles, estavam bolsas avaliadas em R$ 200 mil, carros avaliados em 900 mil cada, muitas joias, um helicóptero. No total, os investigadores encontraram mais de R$ 200 milhões de itens de luxo, inclusive um avião.
Segundo um advogado especialista nessa area, as atitudes do falso produtor se qualificam como falsidade ideológica, organização criminosa e estelionato.
Marc Trevis e comparsas já estavam sendo investigados em quatro estados diferentes no Brasil e em mais de oito países. Procurado pela Interpol, o suspeito que tem dupla nacionalidade, está foragido, mas, através das redes sociais, negou as acusações e afirmou que realizou o show dos famosos que aparecem em seus vídeos. Porém, eles dizem o contrário, que todos os vídeos são manipulações de inteligência artificial.
A BTS, uma das bandas coreanas de key Pop que aparece em vídeos do perfil de Marc, falou que nunca o contratou, obteve contato ou foram contratados por ele. A assessoria da renomada ‘boy band’ afirmou que a imagem em questão foi feita com o grupo em um aeroporto e que não condiz com uma relação de trabalho.
Já Adele caiu no golpe e estava negociando a vinda ao Brasil, uma fonte ligada à cantora conta que seria um mega show ao ar livre na Praia de Copacabana nos mesmos moldes da Madonna. As autoridades políticas brasileiras envolvidas negaram quaisquer cartas, contato, reuniões ou fotos com o estelionatário.
Tadinha da Adele, deu azar no jogo…
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
segurança - 22/01/2025