João Pessoa, 17 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Cães e gatos

Centro de Zoonoses explica passo a passo para adoção de animais

Comentários: 0
publicado em 17/09/2024 ás 09h29

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza à população um programa permanente de adoção de cães e gatos, em um processo simples e sem burocracia.

De acordo com a gerência do CCZ, a adoção se dá de forma voluntária, onde qualquer pessoa pode comparecer ao local, levando documento pessoal com foto e comprovante de residência em João Pessoa, visitar e solicitar um contato mais próximo com um animal do seu real interesse, no sentido de conhecer, por meio de uma entrevista com o adotante, todos aqueles que estão aptos a uma adoção responsável.

“Para a adoção, é necessário trazer um documento pessoal com foto e um comprovante de residência para que, posteriormente, a equipe do CCZ possa fazer a visita e realizar o acompanhamento, conferindo como está a questão da inserção do animal na família, tentando priorizar uma sintonia entre a personalidade do animal com a família que ele foi inserido. Isso é importante para não haver nenhuma frustração posterior com relação a adaptação do animal”, revelou Pollyana Dantas, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Capital.

Saúde dos animais – A equipe de veterinários do CCZ garante que todos os animais adultos a serem adotados já estejam castrados, vermifugados e com vacinas viral e antirrábica rigorosamente em dia. “Os animais disponíveis para adoção saem daqui com plena saúde, pois nós temos um documento de adoção que é feito, onde o tutor assina um termo de responsabilidade com todos os dados, servindo também para fazermos esse acompanhamento, seja por meio de fotos, vídeos e informações repassadas pela família, referente a essa adaptação”, destacou Alick Farias, médica veterinária do CCZ.

Animais resgatados – Com relação aos cães e gatos recentemente resgatados em um ambiente insalubre e com condições precárias, eles estão atualmente sob os cuidados do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, aguardando uma posição da Justiça sobre o caso. Os cães e gatos já estão passando por um período de quarentena com tratamento de saúde completo, recebendo cuidados veterinários, visando sua reabilitação, cada um com sua particularidade e diagnóstico de saúde específico.

Para maiores informações, o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses de João Pessoa fica situado à Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários, e o telefone para maiores informações é o 3213-7782.

MaisPB

Leia Também