João Pessoa, 19 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Em um discurso emocionante sobre inclusão socioeconômica e geração de emprego, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), Pollyanna Dutra, anunciou, ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador João Azevêdo, o programa ‘Acredita no Primeiro Passo’, na Paraíba. O lançamento aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (19). A iniciativa será destinada a pessoas cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e busca ampliar o acesso ao microcrédito e a recursos para pequenos empreendedores no estado.
Pollyanna destacou o papel do poder público na superação da pobreza e na garantia de direitos para uma sociedade mais justa e igualitária. “Hoje, vamos falar da construção de um futuro mais justo e inclusivo, especialmente para quem mais precisa da nossa atenção. Eu sei o quanto nosso povo é criativo na Paraíba e esse programa chegará para eles. Só é possível superar a pobreza, se dermos autonomia às famílias. Isso muda para sempre a vida das pessoas. Renda gerada pelo trabalho e garantia de direitos é a combinação perfeita. Não é só aliviar a pobreza, é superá-la. Por isso, precisamos aumentar a renda gerada pelo trabalho e permitir que as pessoas voltem a sonhar”, explicou.
“As pessoas mais pobres estão fora do mercado de trabalho. Muitos estão vulneráveis e dependem da transferência de renda. Por isso que entender a vocação, qualificar e facilitar o acesso ao crédito, são fatores determinantes de mudança de rumos. Chegar em quem queremos atingir e diminuir as desigualdades sociais é a nossa maior missão. Graças à parceria entre João e Lula, a Paraíba tem dado certo. E esse programa é a prova disso. É mais do que uma política pública. É um verdadeiro símbolo da nossa luta contra as desigualdades e nossa busca por oportunidades para todos. Ele será a virada de chave para milhares de paraibanos”, afirmou a secretária.
O ministro ressaltou o crescimento da Paraíba nos últimos anos por ser um dos estados brasileiros que mais reduziu os índices sociais de pobreza. “A situação de fome e de pobreza são as duas missões que a gente que trabalha integrado. Município, estado e governo federal. E a Paraíba, no ano de 2023, é um exemplo excelente como um dos estados que mais reduziu a insegurança alimentar no Brasil com transferência de renda, programas como Bolsa Família, BPC, auxílio gás, entre outros. Este ano, nós estamos colocando R$ 7 bilhões e 800 milhões de reais na economia da Paraíba. Nós atendemos as pessoas que precisam de apoio, mas também damos a mão para poder superar a pobreza, e a Paraíba se destaca como um dos estados que mais reduziu a extrema pobreza”, disse.
O governador João Azevêdo enfatizou a importância do programa para o estado, somando com ações já realizadas, como o programa Empreender-PB. “Aquilo que é fundamental na vida de qualquer pessoa é a oportunidade. É preciso gerar a oportunidade para que as pessoas saiam da sua condição de pobreza. E eu fico muito feliz de estarmos participando desse lançamento do programa ‘Acredita no Primeiro Passo’. A Paraíba já tem um programa na mesma direção que é o Empreender-PB. Agora, teremos mais um programa para ampliar cada vez mais as oportunidades para as pessoas que querem empreender”, destacou.
Posteriormente, João agradeceu o trabalho realizado de Pollyanna frente à SEDH, que é referência a nível nacional. “A secretária Pollyanna tem feito um trabalho excepcional. Por aqui, deixo aqui o meu agradecimento ao trabalho realizado por ela, que cuida tão bem daquilo que pra mim é mais caro dentro do governo todo. Admito que a gente tem uma enorme capacidade de investimento, mas, para mim, sinceramente, fazer gestão pública é cuidar de pessoas. E quem faz essa política verdadeiramente acontecer é a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano através de vários programas sociais por todo o estado, que faz com que a gente chegue mais perto da população e entenda as reais necessidades”, declarou.
MaisPB
TURISMO - 19/12/2024