João Pessoa, 23 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Germano Toscano, presidente do IEPTB-PB, representa a PB no Convergência 2024, em Minas Gerais

Comentários: 0
publicado em 23/09/2024 ás 15h23
atualizado em 24/09/2024 ás 20h52

Kubitschek Pinheiro

Tabeliães de Protesto de Títulos de todo Brasil, vão se encontrar em Caeté, Minas Gerais no 20º Encontro Convergência, 25 a 27 deste mês. A Paraíba estará representada por Germano Toscano, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB-PB, criador do Convergência, cuja primeira versão aconteceu em João Pessoa, no Hotel Tambaú, há 21 anos.

Durante 3 dias, serão realizados encontros e debates abordando diversos temas relacionados à prestação do serviço extrajudicial de protesto de títulos no país, desde os jurídicos (e mais específicos) até as inovações tecnológicas que vêm surgindo na área.

O evento nacional, segundo Toscano, tem como principal objetivo a atualização do segmento de Protesto de Títulos, onde são apresentados os avanços tecnológicos e estratégicos aplicados a esses segmentos do extrajudicial brasileiro.

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – é a entidade de classe que representa os Cartórios de Protestos do Brasil, que tem por finalidade efetuar pesquisas, estudos e desenvolver aprimoramentos para a atividade do protesto, com o intuito de melhor e atender o público usuário. “Hoje o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB continua sua luta sob o eficiente e inteligente comando do nosso presidente André Gomes Neto, Tabelião de Protesto no Estado do Rio de Janeiro, e conta com uma excelente equipe de diretores e também de conselheiros que são os presidentes dos Institutos seccionais dos 26 Estados e do Distrito Federal”, revela Toscano.

“Esse serviço é essencial à sociedade e  precisa estar se renovando. É um momento muito importante para troca de experiências, aprendizado e recontro com os colegas tabeliães de Protesto de todo o Brasil”.

“São 20 anos da idealização do Convergência, (que não aconteceu em 2020, ano da pandemia mundial), a cada ano fica melhor, mais estruturado, mais bem orientado para os seus propósitos. Fico orgulhoso em vê-lo cada vez mais movimentado, aperfeiçoando-se, modernizando-se na busca constante de prestar um serviço moderno, tanto exigido hoje pelo mundo econômico”, adianta Germano.

O Poder Judiciário paraibano está prestigiando e participando do Convergência 2024 com as presenças do desembargador Carlos Martins Beltrão, Corregedor-Geral de Justiça da Paraíba, o juiz Antônio Carneiro Paiva Júnior, Auxiliar da Corregedoria e o magistrado Romero Carneiro Feitosa, do Registro Público de João Pessoa.

Léo Almada, Presidente de Honra


A história de Léo Almada, está enraizada ao IEPTB.  Ele é o presidente de honra do IEPTB,  e foi Léo Almada quem estabeleceu um marco entre o antes e o depois do Léo Barros Almada. “Sim. Ele foi o idealizador, o fundador e o inspirador do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida do Brasil, entidade que representa os 3.760 Tabeliães de Protesto brasileiros”.

Foi Almada quem conduziu a instituto por mais de três décadas seguidas, visitando todos os Estados e instalando todas as seções estaduais. “Ele deu vida a instituição que luta tenazmente por seus objetivos. Sempre estive ao lado do Léo, um amigo querido cuja amizade já conta com quase 50 anos, amizade e confiança reciprocas”, afirma Germano Toscano.

Criação do Convergências – Durante todos esses anos em Léo Almada que conduziu os destinos do IEPTB, Germano Toscano ocupou cargo em sua diretoria. “Certo dia, eu o indagava por que nós não tínhamos um evento nacional para discutirmos os assuntos de interesse do segmento, e ele me respondeu: ´fica a seu cargo criar o formato do evento nacional e encontrar um nome que seja sugestivo e agregador”. Daí nasceu Convergência, que batizou o encontro nacional.

Depois de cinco anos da edição da Lei Federal no 9492, Toscano procurou um título que visualizasse  os objetivos dessa  Lei Federal, que pela primeira vez tratava exclusivamente da atividade do Instituto Jurídico Protesto de Títulos. “Imaginei para o evento o nome CONVERGÊNCIA, que tinha como objetivo estudar e uniformizar os procedimentos estabelecidos para os Tabeliães de Protesto. A Lei precisava desse encontro. Realizei em João Pessoa, o primeiro CONVERGÊNCIA no ano de 2003. Todos os anos seguidamente, esse encontro se realiza em um Estado diferente. Só deixou de se realizar em 2020 em face da Pandemia da Covid-19″, afirma Toscano.

Cultura

Em todos as versões do Convergência tem a parte cultural – com palestras motivacionais e presença de um artista da terra. Em Minas não poderia ser diferente, haja visto que o Estado é um celeiro de artistas, que se destacam no cenário da música nacional.

Presidentes do IEPTB/MG e IEPTB

O presidente do IEPTB/MG, Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota, destaca que o Estado vai receber os participantes, acompanhantes e palestrantes para proporcionar um conclave de excelência, mantendo o legado do encontro nacional.

Já o presidente do IEPTB, André Gomes Netto, afirma que o evento marca um legado da criação por Léo Barros Almada, presidente de honra do Instituto, e conta com a presença de todos os tabeliães de protesto em Minas Gerais.

Leia Também