João Pessoa, 25 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Expandir o acesso aos serviços notariais na Paraíba pelos meios digitais é uma das principais metas da atual gestão do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/PB). De acordo com o novo presidente da entidade, Lucas de Brito, a medida é essencial para facilitar a vida e o cotidiano das pessoas, das empresas e das instituições.
Lucas de Brito assumiu o mandato no CNB/PB neste mês de setembro, em substituição ao tabelião de notas Sérgio Albuquerque, e ficará à frente da gestão até 2027. O presidente destaca que Colégio Notarial do Brasil tornou-se um protagonista nacional nas inovações e nas soluções tecnológicas para cartórios, o que tem contribuído para a crescente respeitabilidade que a entidade de classe alcançou junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Congresso Nacional.
O presidente destaca, por exemplo, o papel do e-Notariado no desenvolvimento do notariado da Paraíba. “O e-Notariado permitiu que a revolução tecnológica chegasse à atividade notarial. As pessoas conseguem resolver os seus assuntos cartorários sem a necessidade de sair de casa, de pegar filas, de perder tempo. Tudo se resolve com assinaturas digitais e videoconferências notariais que conferem ainda mais segurança jurídica aos negócios jurídicos realizados”, avalia. Na Paraíba, segundo ele, a adesão ao e-Notariado tem sido excelente, e a intenção é universalizar o uso da ferramenta por todos os tabelionatos do Estado.
Outras metas da atual presidência incluem a maior divulgação da atividade notarial, realização de encontros para elaborar enunciados que preencham as lacunas das normas vigentes e o estímulo à produção de artigos científicos por parte dos associados. “Nos próximos três anos, o CNB/PB expandirá as suas ações, alicerçado no dinamismo dos tabeliães mais jovens, sem abrir mão da experiência dos notários mais antigos”, acrescenta.
Entre os desafios, o presidente da CNB/PB ressalta o aprimoramento do Código de Normas Extrajudicial da Paraíba, o que já vem sendo realizado no âmbito de Grupo de Trabalho integrado pelo CNB/PB. “Queremos preservar as conquistas alcançadas nos últimos anos e trabalharemos na direção de novos avanços institucionais, zelando para manter a boa interlocução hoje existente com as autoridades e com a sociedade”, conclui Lucas de Brito.
Nova diretoria
O novo presidente do CNB/PB é titular do tabelionato de notas de Pilar/PB, mestre em Direito pela UFPB, doutorando em Direito pela UNIMAR, além de ex-vereador de João Pessoa por dois mandatos. Além de Lucas de Brito, compõem a Diretoria para o triênio 2024-2027 os tabeliães Sérgio Gonçalves Cavalcanti de Albuquerque (1º vice-presidente), Danilo Batista Borinato (2º vice-presidente), Luiz Meneghel Bettiol (1º secretário), Fábio Rodrigo de Paiva Henriques (2º secretário), Manuella Rios de Souza Martins Sampaio (1ª tesoureira) e Lucas Campos Salmeron Dantas (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal é integrado pelos notários Raul Pequeno Sá Carvalho, Gessycleide Batista Duarte e Leandro Augusto Rodrigues; Marcelo Rennó de Siqueira Antunes, Danilo Rodrigues Martins e Carmina Alves Silva.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024