João Pessoa, 27 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O juiz Rúsio Lima de Melo, da 69ª Zona Eleitoral, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o emprego de tropas federais para São Bento e Paulista, no Sertão do Estado. O pedido acontece um dia após a Polícia Federal deflagrar uma operação para combater a compra de votos e constrangimento de eleitores em São Bento.
No despacho, que o Portal MaisPB teve acesso, o magistrado aponta que há um “clima de tensão” nos municípios e por isso se faz necessário o reforço da segurança.
“Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem”, justifica o juiz.
A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (26) uma operação na cidade de São Bento, no Sertão paraibano, para combater a compra de votos e o aliciamento violento de eleitores nas eleições deste ano.
Através de controle de território, os investigados estariam exercendo influência no pleito eleitoral, praticando as condutas de constituição de associação criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.
Vários dos envolvidos nos crimes citados acima, possuem extensa ficha criminal, inclusive por crimes violentos, o que levava aos cidadãos, por medo, a concordar em votar em no candidato determinado pela organização.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024