João Pessoa, 02 de outubro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Paraíba fará duas mil mamografias de graça neste mês; saiba como participar

Comentários: 0
publicado em 02/10/2024 ás 11h01
atualizado em 02/10/2024 ás 11h46

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (2), no Centro Estadual de Diagnóstico do Câncer, em João Pessoa, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que alerta para prevenção ao câncer do mama. Este ano, o tema da campanha estadual será “Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!”.

De acordo com a programação, do dia 2 até 31 de outubro, serão realizados 2 mil exames de mamografia (100 por dia); 500 ultrassonografias mamárias; 400 consultas com mastologistas; diálogos com especialistas; orientações nutricionais; saúde e bem-estar mental.

Para as 100 mamografias/dia, a demanda será espontânea. Basta ir ao CEDC e apresentar um documento pessoal, cartão do SUS, comprovante de residência e o último exame (se tiver). A partir da mamografia, caso o mastologista ache necessário solicitar a ultrassonografia mamária, o exame também será realizado de forma espontânea. Já as consultas com mastologistas serão reguladas, ou seja, encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios. O serviço de psicologia será ofertado para as mulheres que já têm o diagnóstico de câncer.

“Essa é uma doença que pode ser curada, que tem cura, desde que seja diagnosticada precocemente. Para isso nós instalamos aqui esses centros especializados em diagnóstico do câncer, com instalação digna para receber qualquer cidadão da Paraíba. Aqui (na unidade de João Pessoa) esse ano a previsão é que a gente chegue a 12 mil atendimentos. Isso tudo faz parte de um processo de evolução que a saúde pública do Estado da Paraíba tem enfrentado nos últimos anos, nós temos evoluído”, garantiu o governador João Azevêdo (PSB), durante o evento de abertura do “Outubro Rosa”.

Ele ainda ressaltou a excelência no atendimento realizado pelo CEDC  com acolhimento das mulheres. “Não é só o diagnóstico. É o suporte, o apoio em uma hora que é difícil para qualquer mulher  ao detectar um câncer de mama”, afirmou.

MaisPB