João Pessoa, 17 de outubro de 2011 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja, nascido em 1970 na periferia de São Paulo/SP, inspirado pelo padre Afonso Pastore e que só foi implantado na capital paraibana em 1983, vinculado à Matriz de Nossa Senhora das Neves, aqui tendo como mentor e dirigente espiritual o inesquecível padre Juarez Benício Xavier, em missão delegada pelo então Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires.
Nessa tão marcante missão, padre Juarez contou – claro – com o engajamento de casais fundadores deste serviço, casais estes que, óbvio, já haviam participado do ECC em alguma outra cidade, a exemplo de Renato/Edna, Boletreau/Wilma, Aragão/Socorro, Severino/Eliane… Coube-lhes, pois, realizarem o 1º ECC da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, ajudados por casais que vieram de Aracaju.
De nossa parte (eu e minha esposa Ana), só em 1984 fomos convidados, aceitamos e participamos do ECC, o 3º que a Paróquia Nossa Senhora das Neves realizara. Esta lembrança e comentários vieram à tona neste final de semana porque, eu e Ana, encontrando-nos com Cícero/Lauremília por ocasião da realização do 1º ECC da Paróquia de São Pedro e São Paulo (dirigida por monsenhor Ivônio Cassiano), fomos perguntados por Cícero: “Tourinho, vocês fizeram o mesmo Encontro que nós, não foi?”. Ao respondermos afirmativamente e mencionar o ano 1984, Cícero enfatizou: “Puxa! Já se vão 27 anos e nesse tempo temos sempre participado na preparação dos trabalhos para acolhimento aos novos participantes! Como isso é confortante!…”.
Foi através do ECC da Paróquia de Nossa Senhora das Neves que outros ECCs, em outras Paróquias da Grande João Pessoa, instalaram-se: Igrejas de Fátima, Aparecida, Lourdes… Várias! Certamente mais de cinco mil casais, aqui, já tenham tido a oportunidade de participar do ECC, sem se contar os que o fizeram nas Igrejas Evangélicas, que também assimilaram e promovem estes Encontros. E, como já dissemos, neste final de semana (sexta-feira e sábado, idem no domingo) foi a vez da realização do 1º ECC da Paróquia de São Pedro e São Paulo (Jardim Luna), ECC este que teve por local as instalações do Instituto Dom Ulrico. E mais se ampliou a semeação de valorização familiar, de vida efetivamente cristã, que este serviço proporciona!
Trinta e seis casais foram recebidos e acolhidos. A recepcioná-los, claro, haviam outros tantos casais, aos quais eu e Ana juntamo-nos e, agora, agradecidos por mais esta oportunidade de convivência tão fraterna, mencionamos os nomes dos que estivemos em equipe de trabalho: Macedo/Rosana, Ednaldo/Nadja, Leonardo/Fabiana, Manoel/Geuza, Marcelo/Kycia e Ulisses/Vera. É muito bom participar do ECC!
OPINIÃO - 22/11/2024