João Pessoa, 06 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cidade de João Pessoa, na Paraíba, terá um novo sistema de coleta de lixo subterrâneo. Nesta semana, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), instalou uma nova estação de contentores subterrâneos, na calçadinha da praia de Tambaú, na altura do Hotel Laguna.
Quem passa pela calçadinha encontra três contentores, sendo dois para o descarte de resíduos úmidos, como restos de alimentos, e outro para o descarte de resíduos secos, como plástico e papel. Ao serem descartados, os resíduos caem nos contentores subterrâneos, a um nível de 2,20 metros abaixo do asfalto. Cada recipiente tem uma capacidade de armazenamento de um 1,2 metro cúbico, portanto, cada estação subterrânea pode armazenar 3,6 metros cúbicos de resíduos.
Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a instalação dos equipamentos moderniza a forma de realização da coleta e impede que as pessoas sintam os odores provenientes dos resíduos descartados. “Também evitamos a manipulação inadequada dos resíduos que, por vezes, é feita por catadores avulsos nos contentores abertos, o que representa um risco à sua saúde”, pontua.
Ricardo Veloso destaca que a instalação das estações aumenta a capacidade de armazenamento de resíduos, possibilitando a programação da coleta em horários que não afetem a mobilidade da via. “Melhoramos a prestação de serviços e podemos evitar que os resíduos sejam recolhidos em horários de pico”, afirma.
Para o trabalhador de um quiosque da orla de Tambaú, Daniel Gomes, a mudança foi para melhor. “Agora, não vai ficar lixo no chão, porque muita gente jogava os materiais de qualquer jeito. Vai melhorar muito para quem trabalha perto do local, por isso, agradecemos ao prefeito, que fez a obra”, comenta.
Coleta
A coleta na orla de João Pessoa é feita quatro vezes ao dia, devido ao grande índice de geração de resíduos na região. Conforme a engenheira da Emlur, Raissa Fernandes, no caso dos contentores subterrâneos, os agentes de limpeza acionam um dispositivo hidráulico para elevação da plataforma, deixando os contentores ao nível da calçadinha. “Os agentes recolhem os equipamentos e acoplam ao caminhão compactador, que recebe os resíduos”, relata.
Os contentores estão dentro de uma plataforma de metal, que está inserida sobre um bloco de concreto. Conforme o diretor de Limpeza Urbana da Emlur, Clóvis Neto, o sistema de construção do equipamento permite a drenagem da água da chuva, evitando a entrada nas caixas coletoras de resíduos.
A cidade de João Pessoa tem quatro estações subterrâneas instaladas, sendo duas em Tambaú e duas em Cabo Branco. Nos próximos meses, outras serão construídas ao longo da orla da cidade.
MaisPB
ENTREVISTA NA HORA H - 11/12/2024