João Pessoa, 07 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Doze pessoas foram presas, na manhã da última quarta-feira (6), por furtar energia em diversas cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha. A ação teve como foco principal o enfrentamento das ligações clandestinas.
Durante a operação, as equipes identificaram mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês. Para a realização da operação, cerca de 65 profissionais, entre colaboradores da Energisa e membros das Polícias Civil, Militar e IPC, foram mobilizados.
O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos.
“Essa prática prejudica não apenas a distribuidora, mas também os demais clientes, já que sobrecarrega a rede e pode provocar oscilações e quedas de energia”, afirmou Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba.
MaisPB
OPINIÃO - 06/11/2024