João Pessoa, 08 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega tomarão posse como, respectivamente, reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na próxima quinta-feira (14). A solenidade ocorrerá no Centro de Vivências da instituição.
As docentes foram nomeadas em outubro pelo presidente Lula. Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, quando cumpriu agenda em João Pessoa, o chefe do executivo já havia indicado que escolheria as professoras para os cargos.
A nova gestão, válida de 2024 a 2028, representa uma mudança na administração da UFPB, que desde 2020 era conduzida por Valdiney Gouveia. O gestor havia sido nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro mesmo não obtendo êxito nas eleições da Universidade.
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram, novamente, as mais votadas na consulta pública de 2024. A chapa obteve 67,95% dos votos.
Quem é Terezinha Domiciano?
Professora Titular do Departamento de Ciência Animal do CCHSA/Campus III/UFPB, com atuação em Cursos de nível Técnico, Superior e Pós-Graduação. Possui graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Zootecnia pela UFRPE/UFPB/UFC.
Tem experiência em pesquisa e extensão, na condução de projetos exitosos aprovados por órgãos de fomento. É autora de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Ministrou palestras em eventos nacionais e internacionais.
Possui vasta experiência em liderança e gestão administrativa em empresa privada e pública. Na UFPB exerceu funções adminstrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais como o REUNI e PDI para o CCHSA, Vice-Diretora e Diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III/UFPB por dois mandatos.
Quem é Mônica Nóbrega?
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002).
Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, linguística saussuriana, produção de sentidos, discurso e linguística saussuriana. Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, desde 26 de janeiro de 2013.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024