João Pessoa, 12 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
justiça

Nova desembargadora, Anna Carla Lopes toma posse no TJPB: “Pronta para servir”

Comentários: 0
publicado em 12/11/2024 ás 18h18
atualizado em 12/11/2024 ás 19h30

A desembargadora Anna Carla Lopes tomou posse na tarde desta terça-feira (12), em solenidade no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Anna Carla é a primeira mulher a alcançar o cargo de desembargadora pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), em discurso emocionado, ela afirmou estar “pronta para servir”.

“Minha mãe Fátima Lopes é minha maior inspiração, ela vive em mim. Não há Anna Carla, sem Fátima Lopes. Certo dia me perdi na escuridão de uma dor, de quem me ensinou o que é virtude na vida (…) Minha mãe é chama que se acendeu em mim, volto para relembrar o Deus que se fez chama ardente para convocar Moises para uma missão. A minha chama que também tem a presença de Deus tem o calor da minha mãe (…) O fogo da justiça está aceso em mim, para servir a Deus com humildade e muito trabalho, com as bênçãos do senhor, estou pronta para servir”, disse Anna.

Em sessão administrativa do Tribunal, na última semana, os desembargadores definiram a lista tríplice da OAB/PB para a vaga de desembargador. Os nomes escolhidos foram Anna Carla Lopes Correia Lima (15 votos) e Thiago Leite Ferreira (10 votos). Já no segundo escrutínio o mais votado foi o advogado Breno Wanderley César Segundo (11 votos). Depois da escolha, os três nomes foram enviados ao governador, que nomeou Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas.

“Aprendi o que é ser justa, o que é ser dedicação. Aprendi a ser compromisso. Fui formatada por exemplos de homens e mulheres, que foram e serão verdadeiros professores do direito. Eu como advogada, aprendi e peço que me auxiliem a melhor julgar, tenho consciência que o processo de decidir situação, pede gestos de humildade, tenho certeza que contarei com a ajuda dos senhores e senhoras”, destacou a desembargadora.

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP), esteve presente na cerimônia e enfatizou o merecimento e olhar humano da nova desembargadora. João Benedito, presidente do Tribunal de Justiça também parabenizou Anna Carla Lopes pela conquista.

“A gente fica muito feliz com a nomeação de Anna Clara Lopes, ela que foi a mais votada da lista da OAB, ela vem da advocacia, então foi a escolhida e merecidamente nomeada, a gente deseja a ela, agora nessa missão de julgar, que ela faça isso com muita competência, porque conhecemos a trajetória de vida dela. Com um olhar humano que ali são vidas que procuram o judiciário para buscar o seu direito”, afirmou Lucas.

“Feliz por Deus ter me dado essa oportunidade de presidir todas essas posses, são 7, acrescentando ao nosso tribunal e fechando esse ciclo com uma desembargadora oriunda do quinto constitucional, da advocacia, feliz por proporcionar a sociedade um serviço mais exitoso, mais célere, mais rápido e trazendo ao povo paraibano aquilo que eles desejam da justiça”, disse João Benedito.

Perfil – Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Anna Carla Lopes tem atuação e experiência nas áreas de Direito Civil e do Consumidor, Direito Penal e Direito Constitucional. Durante a graduação, desenvolveu projetos junto ao Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (NEP), grupo que faz parte da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Popular (RENAJU). Na área de pesquisa, desenvolveu atividades no grupo de Pesquisa em Direito Agrário, tendo participado do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPB. Também atuou como monitora da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica, o que proporcionou o desenvolvimento de atividades com ênfase nas temáticas sobre gênero e sexualidade, trabalho, propriedade privada, direitos humanos, direito civil, educação jurídica e educação popular.

MaisPB

Leia Também