João Pessoa, 13 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
jornada de trabalho

Comerciários de João Pessoa pedem mobilização pela “PEC 6×1”

Comentários: 0
publicado em 13/11/2024 ás 17h34
atualizado em 13/11/2024 ás 18h10

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa (SINECOM-JP), Rogério Braz, afirmou, nesta quarta-feira (13), que os trabalhadores precisam se mobilizar para que a PEC – Proposta de Emenda à Constituição – que vai debater as mudanças na escala 6×1, seja assinada pelos Deputados Federais e Senadores.

“Precisamos nos mobilizar e pressionar os Deputados Federais e Senadores para assinar a PEC (…) Os trabalhadores precisam e merecem ter vida além do trabalho. Ter mais tempo para descansar, cuidar da sua saúde física e mental, lazer em família, estudar, enfim ter mais qualidade de vida”, disse Rogério.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de folga) conseguiu atingir a quantidade mínima de assinaturas para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Ao todo, quatro deputados da Paraíba assinaram o projeto, que alcançou o quórum de assinaturas necessário na manhã desta quarta-feira (13). A proposta  é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

“Esse é um importante debate que já vem acontecendo em vários países no mundo e não podemos deixar de pautar no Congresso Nacional. Por isso, cobre dos parlamentares que você votou e vamos juntos entrar nessa campanha por um trabalho decente”, declarou Braz.

Agora, a PEC pode ser protocolada e começará a ser discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. Lá um relator deve ser designado para o texto e, sendo aprovado, deve ser apreciado por uma comissão especial. Só depois desse processo, a PEC pode ser pautada no plenário da Câmara.

MaisPB