João Pessoa, 28 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
petição ao STF

Congresso pede desbloqueio de emendas e diz ao STF que cumpriu regras

Comentários: 0
publicado em 28/11/2024 ás 07h53
Foto: Agência Brasil

O Congresso Nacional pediu ao ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação do pagamento das emendas parlamentares, bloqueada desde agosto pelo magistrado. Na noite desta quarta-feira (27), uma petição elaborada pelas advocacias da Câmara e do Senado, foi enviada ao ministro.

O Congresso alega que cumpriu as determinações de transparência e rastreabilidade das emendas, criando regras para os gastos. E ainda cita que o projeto aprovado pelo Congresso foi sancionado na última terça (26), sem mudanças, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Há obras e serviços já realizados, mas cujo pagamento encontra-se suspenso, gerando graves prejuízos a terceiros de boa-fé. Há também obras e serviços paralisados por suspensão de pagamentos, a ensejar prejuízo a particulares e ao interesse público”, diz o documento.

Ao final, as advocacias pedem “o restabelecimento da execução dos restos a pagar das emendas” e “caso não seja deferido o desbloqueio integral das emendas suspensas, requer que seja liberada com prioridade a execução (i) das emendas de comissão do exercício de 2024 e dos restos a pagar de 2023, em virtude da aprovação da Lei Complementar n. 210/2024; (ii) das emendas destinadas a entes públicos; (iii) dos restos a pagar de emendas RP9 [emendas de relator] cujo apoiamento já foi identificado”.

Os pagamentos de emendas parlamentares foram suspensos durante o período das eleições pela própria legislação eleitoral e se estendeu depois do pleito por causa do bloqueio do STF, que exigiu mais transparência no processo.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Jhony defende que PSB seja “protagonista” em 2026

ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas