João Pessoa, 04 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Agricultura familiar: secretário fala em desburocratização na PB

Comentários: 0
publicado em 04/12/2024 ás 20h08
atualizado em 04/12/2024 ás 20h20
Secretário Bivar Duda em entrevista ao Programa Hora H. Foto: reprodução/MaisPB

O secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, em entrevista ao Programa Hora H, citou os avanços da agricultura familiar na Paraíba e os incentivos do Governo do Estado para os trabalhadores rurais. Bivar também mencionou os projetos da Secretaria para desburocratizar o processo da venda dos produtos dos agricultores.

“Temos avançado na gestão do governador João Azevêdo, que tem uma determinação com o objetivo de tirar a subsistência da agricultura familiar, e ser uma agricultura mais de empreendimento, que os agricultores possam ter dinheiro no bolso. Para a desburocratização, temos a Empaer que está em boa parte dos municípios da Paraíba, a sociedade civil tem os sindicatos de trabalhadores e das trabalhadoras rurais. Nós da agricultura familiar estamos nos reunindo para tirar essa burocratização, para que seja mais viável e rápido o andamento dos processos. E também para que o agricultor possa ter seu produto para vender”, afirmou o secretário.

Produção e compra de sementes

Bivar apontou o projeto do governador João Azevêdo (PSB) que assegura a compra de sementes dos agricultores paraibanos. A legislação prevê o cultivo e, em seguida, a possibilidade do agricultor vender para o Estado.

“Temos plantado várias sementes. Porque a Paraíba não tinha uma lei de sementes e o governador João criou uma lei de sementes orgânicas e mudas. Tem o projeto de banco de sementes, onde é construído pelo menos um banco em cada cidade da Paraíba. O agricultor pode registrar a semente, vender para o governo e ela volta pro banco de sementes lá do município”, explicou Duda.

“Como os agricultores estão acostumados a produzir com a semente convencional, para produzir a orgânica tem que ter um espaço, tem que ter uma distancia da outra, é uma adesão. A cultura familiar tem caminhado, até porque as linhas de crédito tem melhorado. O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) no ano passado, o governo federal elevou de 6 mil para 12 mil reais. Agora elevou 15 mil para as mulheres e 8 mil para os jovens. Então o casal que tem jovem em casa pode acessar até 30 mil por ano. Isso tem melhorado muito mais”, comentou.

A Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido vai realizar a Feira Nordestina de Agricultura Familiar a partir da próxima sexta-feira (6) e vai até o dia 8 de dezembro. O evento ocorrerá no Espaço Cultural, com início às 9h até 22h. A expectativa dos realizadores é de receber aproximadamente 200 empreendedores e mais de 200 empreendimentos no geral.

MaisPB

Leia Também