João Pessoa, 05 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Turismo de Base Comunitária Sustentável, representa uma tendência promissora para o futuro dos destinos turísticos, pois promove a valorização das culturas locais, a preservação ambiental e a participação ativa das comunidades no planejamento e desenvolvimento das atividades turísticas, bem como a motivação ao desenvolvimento das cadeias produtivas locais, gerando assim emprego e renda em todos os setores da economia. Nesse sentido se tivermos uma atividade turística bem planejada e organizada, onde todos produtos e serviços oferecidos ao turista seja produzido na localidade, em uma dinâmica de mercado consumo local. Isso gerará renda e emprego nos setores da agricultura, pecuária, indústria e prestação de serviço.
Essa dinâmica mercado consumo local, motiva o aumento da produção e grega valor. Nesse contexto, o Turismo de Base Comunitária também surge como porta de escoamento dos produtos, além de que todos recursos humanos que forem necessários para atender as atividades turísticas sejam da comunidade, assim gerando emprego e renda e fixando as famílias em suas localidades
Esse tipo de turismo se baseia em uma relação equilibrada entre a visitação e o envolvimento das populações locais, criando experiências autênticas para os turistas e garantindo que os benefícios econômicos retornem diretamente para as comunidades.
A ideia central do Turismo de Base Comunitária é construir um turismo inclusivo e sustentável, onde as comunidades locais controlam e gerenciam as atividades e os visitantes têm a oportunidade de participar em vivências autênticas, aprendendo sobre a cultura, o modo de vida, as tradições dos locais visitados e consumindo os produtos. Além disso, o turismo de base comunitária estimula o uso responsável dos recursos naturais, evitando a degradação ambiental e promovendo a conservação de áreas protegidas.
Diante o exposto pode se observa que o Turismo de Base Comunitária apresenta vários benefícios para a localidade que se planeja e estrutura para implementar. Um benefício importante é o Empoderamento Comunitário, onde as comunidades ganham mais autonomia para decidir e controlar o fluxo turístico, gerando empregos locais e possibilitando uma melhor distribuição dos ganhos. Quanto a conservação ambiental, incentivas práticas sustentáveis que reduzem o impacto ambiental, preservando a biodiversidade e os recursos naturais. No contexto da cultura busca Resgata, valorizar, e promover a cultura local com respeito, permitindo que tradições e conhecimentos sejam, repassadas e transformados em atrativos turísticos, singular proporcionando experiências únicas aos visitantes, autêntica para os turistas, diferenciada e enriquecedora, que vai além do turismo convencional e promove uma conexão mais profunda com o destino.
Diante o exposto observa-se que o Turismo de Base Comunitária Sustentável, resgata e valoriza o meio ambiente, a cultura local, os recursos humanos, bem como motiva o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, para atender as necessidades das turísticas e da comunidade gerando emprego, renda e bem-estar. Essas características é o que torna essa atividade ser sustentável.
Essa modalidade de turismo já vem se destacando em diversas regiões do Brasil e do mundo, especialmente em áreas de grande riqueza cultural e ambiental, onde a preservação dessas potencialidades é essencial para a sustentabilidade do turismo a longo prazo. O futuro do turismo, assim, tende a seguir por caminhos mais conscientes e responsáveis, promovendo um modelo onde todos os envolvidos saem ganhando – comunidades, visitantes, cultura e o meio ambiente.
Aguardem próxima matéria apresentamos dicas de como implementar essa modalidade de turismo em localidade.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025