João Pessoa, 22 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em 2024

Construção civil: João Pessoa é uma das dez cidades que mais geraram empregos

Comentários: 0
publicado em 22/12/2024 ás 08h26
atualizado em 22/12/2024 ás 08h28

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Economia (Depecon) do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), verificou que, de janeiro a outubro de 2024, a cidade de João Pessoa alcançou a 9º colocação, em número absolutos, entre os municípios brasileiros que mais geraram vagas de emprego na construção civil.

A cidade atingiu a marca de 3.038 trabalhadores contratados nos dez primeiros meses do ano. O topo do ranking ficou com São Paulo com mais de 19.200 vagas, em seguida Rio de Janeiro com 14.452, logo após, Curitiba com cerca de 8.000 contratações. 

“A gente ficou à frente de cidades maiores como Porto Alegre, Campinas, Salvador, até Recife mesmo, Manaus, então João Pessoa superou todas as cidades com a população maior em termos de contratação de funcionários para a construção civil e a gente percebe que isso não é só pontual desse ano, a gente percebe que isso vem desde 2020. Isso mostra justamente o aquecimento do mercado. À medida que se lança mais, que constrói mais, demanda mais trabalhadores para o setor. Isso tem impactado tanto a geração de emprego como a renda das famílias”, disse o economista Werton Oliveira.

Quando se compara os dados do Caged com as cidades do Nordeste, a capital paraibana apresenta um desempenho ainda mais impressionante. João Pessoa ocupa atualmente a 2ª colocação da Região, perdendo apenas para Fortaleza que alcançou a marca de 4.385 novos trabalhadores, superando Recife e Salvador no ranking regional. 

De acordo com Werton Oliveira, o setor da construção civil tende a crescer ainda mais na capital paraibana, com a construção de prédios de grande porte e o “boom turístico” de João Pessoa.

“Cidade tem feito com que a construção civil venda mais imóveis para pessoas de fora do Estado. Mas a gente deve lembrar também que boa parte das pessoas que moram no interior têm adquirido imóveis aqui na capital como segunda moradia ou pelo menos para os filhos em estudarem. Então o momento da construção civil em João Pessoa é fruto também do crescimento do setor com a maior expansão no número de empreendimentos. Se o turista tivesse aqui, não tivesse imóvel para comprar, ele não ia comprar. Então a própria construção civil, o próprio crescimento do setor, é impulsionado isso também”, acrescentou.

MaisPB

Leia Também