João Pessoa, 23 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Francisco Evangelista vai receber “Medalha do Mérito Judiciário” em 2025, aprovada pelo Pleno do TJPB

Comentários: 0
publicado em 23/12/2024 ás 10h09
atualizado em 23/12/2024 ás 11h01

Kubitschek Pinheiro

O advogado, escritor e empresário Francisco Evangelista de Freitas vai receber em 2025, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Estado da Paraíba – categoria Distinção, que foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, na última sessão deste ano. A propositura é de autoria do desembargador José Ricardo Porto, formulada nos artigos 1º, 7º, a, 8º, b, e 10, item 01, da Resolução TJPB nº 15/2006. O relator foi o desembargador Leandro dos Santos.]

Segundo Evangelista é uma satisfação muito grande receber a honraria do Poder Judiciário da PB. “Sim, é uma alegria e uma honraria muito grande. Quero agradecer os componentes do egrégio Tribunal de Justiça da Paraíba, que me concederam essa distinção, muito especial, numa iniciativa do desembargador José Ricardo Porto e teve como relator o desembargador Leandro dos Santos”, afirma

“Estou muito feliz porque o Tribunal concedeu essa honrosa moção merecedora para o dr. Francisco Evangelista de Freitas. Ele foi um amigo do meu pai Silvio Porto e de meu tio, Mário Moacyr Porto (desembargadores da saudosa memória)  – os três fundaram um escritório de advocacia em nosso Estado. Pelo currículo que ele detém, essa Medalha foi uma demonstração pelo reconhecimento, pela sua trajetória pessoal e profissional como cidadão honrado, cidadão de bem, que honra a história do povo paraibano”, disse o desembargador José Ricardo Porto.

De acordo com Evangelista, a Medalha e o Diploma serão recebidos em 2025,  na gestão do desembargador Fred Coutinho. “Será uma honra receber a medalha e o diploma na gestão do desembargador Fred Coutinho e  agradecer  aos amigos, a minha família e aos membros do Tribunal de Justiça da Paraíba”, disse Evangelista, que chegou a passar no concurso de juiz, mas enveredou pela política tendo sido deputado estadual e federal. “Mas me considero um admirador incondicional da justiça paraibana”.

O desembargador Leandro dos Santos, relator do processo, disse em seu voto que se posicionou favorável à concessão da honraria. “No presente caso, a personalidade que se pretende agraciar com a referida medalha foi advogado militante, ex-secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba enquadrando-se, pois, nas hipóteses dos itens 01 e 03, do dispositivo supra, conforme exposto na peça de propositura”, afirmou.

O autor da propositura, desembargador José Ricardo Porto,  fez questão de focar ainda mais no homenageado. “O dr. Francisco Evangelista de Freitas exerceu na Paraíba os cargos mais importantes e destacados, seja no executivo,  no legislativo e judiciário – quando esteve à frente da diretoria do Tribunal Regional Eleitoral. Sempre foi um homem tranquilo e equilibrado, sua trajetória de vida é um exemplo de luta pelo bom combate Essa demonstração de apreço do Tribunal é também uma demonstração do respeito e carinho do povo paraibano”, concluiu José Ricardo Porto.

O homenageado

Nascido em Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Evangelista de Freitas migrou para João Pessoa para estudar e concluiu sua graduação na Universidade Federal da Paraíba, passando, posteriormente, a integrar seu corpo docente.

É casado com a tabeliã Maria Emilia Torres Freitas e são pais de Lourdinha. Junior e Luciana – os netos são Juninho, Francisco e Heloisa.

Foi advogado militante, é jornalista, e ocupou diversos cargos:  Foi Diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Paraíba, Diretor geral do Departamento de Administração da UFPB, Subsecretário de Planejamento e subchefe da Casa Civil no primeiro governo Tarcísio Buriti, Secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba no governo Cássio Cunha Lima, Delegado Federal na Delegacia do Ministério da Agricultura da Paraíba. Ocupando, ainda, os Cargos eletivos de Deputado Estadual -1983/1987 e 1987/1991 e Deputado Federal 1991/1995.

No campo acadêmico, destacou-se como professor adjunto do Departamento de Administração da UFPB, com pós-graduação e Mestrado pela Fundação Getúlio Vargas-SP e Curso de aperfeiçoamento em Administração Pública pelo Instituto Hispânico de Madri- Espanha- Escuela Nacional de Administración Pública.

Entre as obras publicadas, ensaios politicos, memórias e relatos da vida pública, destacam-se: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa; Momentos que Vivi: Memórias e Confissões; A Catolé em que Vivi: Relatos e experiências políticas; Uma Viagem ao Tempo: Reflexões, discursos e opiniões e a mais recente “Brasil no Espelho da História”  com  a participação do KP.

Leia Também