João Pessoa, 30 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
(texto decidado a Miguel, o neto iluminado)
Um novo ano está batendo na porta, somos convidados a refletir sobre o ciclo que se encerra. Ou já encrrou. Assim como na poesia de Fernando Pessoa, que nos ensina a importância de viver intensamente, mesmo em meio às incertezas que encontramos em cada ano que termina e começa outro, uma oportunidade para reavaliar nossas trajetórias. O que deixamos para trás? Não importa. Quais sonhos ainda vamos concretizar?
O ano que passou, passou – alegrias e tristezas, conquistas e desafios. Cada experiência vivida nos transformou, nos desenvolveu e nos preparou para o que está por vir. É um tempo de introspecção, onde olhamos para dentro e reconhecemos nossas vitórias, feridas, glórias e fraquezas. Ao olharmos para o futuro, (onde estrá o futuro?) é essencial lembrar que a mudança começa dentro de nós.
O singelo escritor Antoine de Saint-Exupéry nos lembra que “o essencial é invisível aos olhos”. Exupéry sabia tudo. Assim, em 2025, 26, 27, 2040, devemos focar no que realmente importa: a conexão com os outros, o amor, a empatia e o cuidado com o próximo. Todo cuidado é pouco. As promessas de um novo ciclo não se limitam a metas superficiais; elas devem refletir nosso desejo genuíno de crescimento pessoal e coletivo. Mão na mão.
Sim, o novo ciclo e com ele vem a esperança. Temos esperanças? Claro que sim. Que possamos deixar para trás as amarras do passado, as dores que não servem mais, elas morrem também e as inseguranças que tentam nos paralisar. Que cada um de nós encontre coragem, a palavra mais recoemndada por Guimarães Rosa, para traçar outros caminhos, nunca os mesmos, para ousarmos em sonhar grande e agir com determinação.
Novo ano é também um convite à gratidão. Agradecer por tudo o que vivemos nos fortalece e nos prepara para os outros desafios. Sempre foi assim e será. E isso é mágico, onde cada estrela ilumina não apenas o céu, mas também os nossos corações, repletos de sonhos e anseios. É tão bom sonhar, tão bom realizar, tão bom ter amigos de verdade.
Neste Ano Novo, que possamos cultivar a intenção de viver plenamente. Que 2025 seja um espaço fértil para novas histórias, novas amizades e muitos aprendizados. E ao longo desse caminho, lembremos sempre das palavras sábias de Rainer Maria Rilke: “A vida se revela ao homem na medida em que ele se entrega a ela”.
Assim, abracemos 2025 com coragem e amor no coração, que não é apenas um número são muitos 2 0 2 5 que somando dá 9. Que cada dia seja uma nova alegria para sermos melhores do que fomos ontem e amanhã tem mais.
O melhor vai sempre está na pureza da respostas das crianças, como canta Gonzaguinha, “e é bonita, é bonita”
Eu sou Antônia.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
VÍDEO - 02/01/2025