João Pessoa, 02 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
batalha judicial

PDT vai ao STF contra eleição de Dinho Dowsley como presidente da CMJP

Comentários: 0
publicado em 02/01/2025 ás 10h28
atualizado em 02/01/2025 ás 10h46
Dinho, presidente da CMJP

O diretório do PDT de João Pessoa ingressou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a eleição do vereador Dinho Dowsley (PSD) como presidente da Câmara Municipal de João Pessoa. O parlamentar foi eleito ontem (01) com 24 votos para o biênio 2025-2026.

A ação foi distribuída para ser relatada pelo ministro Flávio Dino. Como o Poder Judiciário está em regime de plantão, caberá ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, analisar o pedido do PDT.

A eleição na Câmara foi marcada pela disputa judicial protagonizada pelo vereador João Almeida contra a candidatura de Dinho. O candidato derrotado afirmava que o presidente não poderia concorrer novamente à chefia do Poder Legislativo, com base em entendimento formado pelo STF.

Na noite da segunda-feira (30), o juiz plantonista Silvio José da Silva chegou a barrar a candidatura de Dinho. Ontem (31), porém, a desembargadora Maria das Graças Moraes suspendeu os efeitos da liminar e autorizou o vereador registrar a postulação.

Ao decidir, a desembargadora citou que a jurisprudência formada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), argumento usado pelo partido de João Almeida (PTD), impôs o marco de 07 de janeiro de 2021 para barrar terceiro mandato seguido em Mesa Diretora, ou seja, quase uma semana após Dinho ser eleito presidente do Legislativo Municipal pela primeira vez, em janeiro de 2021.

MaisPB

Leia Também