João Pessoa, 17 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

Quando a vovó rejeitou o convite de Trump

Comentários: 0
publicado em 17/01/2025 ás 07h00
atualizado em 16/01/2025 ás 19h10

 

Chegou de forma misteriosa, meio na surdina, de um e-mail dissimulado ou esquisito, como essas coisas oblíquas da política. Para que convite oficial? Isso é coisa de comunista de quengo mole ou desencapado do juízo.

Dizem que a mensagem veio apenas para dois brasileiros vip. Vip, vip mesmo. Não ponham em pouca conta tamanha deferência. Trata-se, efetivamente, de um reconhecimento especial. Apenas duas pessoas foram agraciadas. E não foi o Presidente da República, muito menos a primeira dama, a dama.

O remetente seria um condenado da justiça americana por fraudar pagamentos à ex-atriz pornô Stormy Daniels, mas mácula desse mister não pega naquela cacatua de crista amarela. É claro que Trump não iria se imiscuir com zé povinho que fala em inclusão social, por isso, os critérios foram feitos e refeitos, checados e rechecados. Ser selecionado para a posse do Presidente dos Estados Unidos da América, somente pessoas com muita bala na agulha. Okay?

“President Messias”.

“President Vovó”.

Chique, não?

Erro do sistema? Quanto ao Messias, tudo de nefasto pode ser esperado dele, até a pretensão de se sentar à extrema direita do grande bode. Ao receber o e-mail, se borrou todo, como se a rota válvula da tampa inferior tivesse se rasgado.

No entanto, como entender o malsinado e-mail endereçado para a vovó? Certo que ela, quando novinha, subiu suas anáguas lavadas com sabonete alma de flores para uns velhotes americanos, só isto. Daí virar convidada de honra para a posse do Presidente da nação mais rica do mundo é outra coisa. Com algo assim, não teria como ela não enlouquecer.

De fato. Quando vovó abriu a caixa de entrada do e-mail e deparou-se com tamanha presepada, logo sentiu que o angu tinha caroço. Danou-se, rebobinou a raiva, cuspiu no chão:

—Vá tomar no miolo da sua tampa suja, Seu Traste. Eu vou deixar de dar meus tibungos nas águas buliçosas de Tambaba para prestigiar um bode velho de sobrecu gordo e fedido? Está bêbado, seu escroto?

Foi assim mesmo, me disse Amanda, a netinha da Vovó. Eu juro.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB