João Pessoa, 20 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse para o segundo mandato nesta segunda-feira (20). A cerimônia, que acontece em Washington, marca o retorno do republicano ao posto de presidente depois de quatro anos da gestão de Joe Biden.
Trump, que venceu as eleições em novembro de 2024, convidou apenas aliados para a cerimônia de posse. Pela primeira vez, o evento na fachada do edifício do Capitólio dos EUA foi transferido para dentro da rotunda do Capitólio, um local fechado. Isso por causa do frio, já que a previsão indica que a temperatura pode chegar a -6º C.
Como tradicionalmente acontece, a posse de Trump nos EUA contará com diversos ritos. Além dos juramentos e discursos, haverá desfiles e bailes no dentro da arena Capital One, onde há 20 mil lugares.
Trump fará o juramento de posse, administrado pelo Chefe de Justiça dos Estados Unidos John Roberts, por volta das 14 horas do horário de Brasília. Logo em seguida, Trump deve fazer um discurso que abordará ordens executivas e promessas de campanha para o novo governo.
Brasileiros na posse
Uma comitiva do Brasil viajou para os Estado Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump, entre eles a ex-primeira-dama do Brasil Michele Bolsonaro e o deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL). Jair Bolsonaro foi impedido de viajar para os EUA após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado o pedido do ex-presidente, que está com o passaporte apreendido.
MaisPB
novo protesto - 16/01/2025