João Pessoa, 20 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um tumulto na penitenciária Manoel Gomes da Silva em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, foi registrado na manhã desta segunda-feira (20). Não há informações sobre fuga de detentos.
A movimentação dos presos mobilizou forças de segurança do estado, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também a Polícia Penal. A suspeita é que tudo tenha começado por causa de disputa entre facções criminosas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma das celas da penitenciária completamente em chamas.
Ao Portal MaisPB, a assessoria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (CEEP) disse que a situação já foi normalizada. Veja a nota:
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 7h50, ocorreu um conflito entre detentos na Unidade Padrão de Catolé do Rocha. O incidente teve início durante o banho de sol entre detentos de facções distintas.
Durante a discussão, alguns presos arremessaram pedras e objetos, causando danos à unidade e desencadeando o conflito.
A primeira resposta foi realizada pelos integrantes da Polícia Penal. Posteriormente, foi acionado o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GPOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo a segurança do perímetro e evitando o risco de fuga.
Também foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros Militar e de uma unidade do SAMU para atendimento às situações de urgência. Até o momento, não há registro de vítimas graves, havendo apenas socorro médico a apenados com escoriações.
O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, acompanha os desdobramentos do caso, visando assegurar a integridade do espaço e a contenção do conflito, sem risco de novas vítimas.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) continuará atualizando as informações ao longo do dia.
A Seap-PB reafirma seu compromisso com a gestão responsável do sistema penitenciário e com a preservação do patrimônio público.
Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba
MaisPB
novo protesto - 16/01/2025