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Procon-JP pede explicações da Uber e 99 sobre supostas cobranças abusivas

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publicado em 30/01/2025 ás 08h54
atualizado em 30/01/2025 ás 09h36
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Após centenas de denúncias nos últimos dias, o Procon de João Pessoa informou, nesta quinta-feira (30), que solicitou às empresas Uber e 99 informações detalhadas sobre a precificação e o funcionamento dos algoritmos utilizados nas plataformas. Usuários reclamam dos altos preços das corridas. As supostas cobranças abusivas acontecem em meio à greve dos motoristas de ônibus na capital paraibana.

Em nota, o Procon-JP disse: “É importante destacar que não é verdade que o PROCON-JP tenha “imposto restrições” a essas empresas (pelo menos até o momento). Portanto, é falsa a informação de que a decisão de limitar os valores das tarifas partiu do Poder Público. Caso tenha ocorrido alguma limitação, esta foi uma decisão das próprias empresas, que certamente reconhecem o momento delicado enfrentado pela população. No entanto, cabe ao PROCON-JP assegurar transparência nas chamadas “tarifas dinâmicas” e garantir o respeito aos direitos do consumidor. O Poder Executivo municipal não abre mão de suas responsabilidades e continuará atento ao tema.”

Ainda no comunicado, o Procon-JP lamentou a tentativa a desinformação sobre o cenário atual. “O PROCON-JP lamenta mais essa tentativa de desinformação por parte de indivíduos inescrupulosos que buscam se aproveitar de um movimento paredista para obter vantagens financeiras ou promover ganhos políticos”, diz a nota.

Sobre uma suposta convocação de “greve de motoristas de aplicativo”, o Procon-JP esclareceu que “o pedido de informações tem como único objetivo promover a transparência, medida que pode beneficiar tanto passageiros quanto condutores.”

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