João Pessoa, 04 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As faixas exclusivas de ônibus devem permanecer liberadas para todos os veículos em João Pessoa, pelo menos, até sexta-feira (7). Isso porque, desde a greve dos motoristas na capital paraibana, no último dia 30 de janeiro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) faz testes para flexibilizar as faixas exclusivas em novos horários para desafogar o trânsito.
Em entrevista ao Portal MaisPB, o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, revelou que a medida, que vem sendo testada com a liberação dessas faixas para todos os veículos, pode se tornar permanente em determinados horários e em corredores específicos. “Nós não temos ainda os dados finais. Estamos aguardando o término dessa semana para poder avaliar adequadamente a situação”, explicou ele.
“A tendência é flexibilizar em mais horários. Hoje, as faixas estão liberadas apenas aos domingos e feriados, mas nossa ideia é estender a flexibilização para outros momentos do dia e para trechos mais críticos”, afirmou.
Apesar dessa possível flexibilização, a restrição para os ônibus deve ser mantida em horários de maior demanda. “Na Avenida Pedro II, por exemplo, cada viagem tem um ganho de 15 minutos, o que resulta em um transporte mais eficiente para 60 a 80 pessoas por ônibus”, destacou o diretor da Semob.
Ao MaisPB, a Semob afirmou que a decisão final sobre a manutenção dessa flexibilização, ou a retomada da fiscalização mais rigorosa nas faixas exclusivas, será tomada quando o monitoramento da situação atual foi concluído.
MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 04/02/2025