João Pessoa, 04 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Salgado de São Félix está em festa em homenagem ao padroeiro São Félix de Cantalice

Comentários: 0
publicado em 04/02/2025 ás 11h27
atualizado em 04/02/2025 ás 11h55

Kubitschek Pinheiro

Fotos Moiséis Augusto

A cidade de  Salgado de São Félix está em festa e o homenageado é o padroeiro São Félix de Cantalice. O prefeito Dr. Joni Oliveira com a primeira dama, Auxiliadora Lacerda,  deram boas vindas a população Salgadense  em mais um evento religioso e  grandioso. Na ocasião presentes com o prefeito, o vice Júnior de Kléber vereadores e secretários.

A parte social da festa do Padroeiro São Félix de Cantalice aconteceu no pátio da igreja matriz no centro da cidade, com diversas atrações.

Segundo Dr. Joni  a alegria dos filhos de Salgado de São Felix é contagiante e ano a pós ano, a festa cresce recebendo também pessoas de outras cidades vizinhas.

“Exato. Nós abraçamos todos os visitantes que chegam com boas energias para festejar nosso Padroeiro. É um momento emocionante essa festa na cidade. Sejam todos bem-vindos”, pontuoso o prefeiro Dr. Joni.

“Estamos felizes e felizes seremos  sob a benção de São Félix Cantalice para toda população Salgadense – essa festa é da cidade e com amor no coração o prefeito Dr. Joni, meu marido, com o vice-prefeito Júnior de Kleber e a numerosa equipe que fez e faz os eventpos crescerem”, disse Auxilidora Lacerda, secretária de Educação do município.

O vice-prefeito Júnior de Kléber, que está sempre ao lado de Dr. Joni Oliveira, manifestou a satisfação desse momento para o povo de Salgado de São Félix.

“Nós só temos que agradecer a Deus por essa irmanidade e festejarmos nosso padroeiro com a população. A atual gestão mostrou nos últimos quatro anos a capacidade exemplar de promover cultura para todos e sentimos logo o alto astral do nosso povo Salgadense. Estamos só começando e teremos muito tempo para oferecer mais”, disse Júnior de Kleber

Atrações – Já passaram pelo palco as  bandas Cavalo de Pau e Forró Pegado. Já na segunda noite, Felipe Farra e Danieze Santiago deram um show de talentos.

        

Félix de Cantalice, “Frei Deo Gratias”

Filho de camponeses, viveu a infância e juventude no campo. Na adolescência foi trabalhar como pastor e lavrador em uma grande propriedade. Alimentava sua fé praticando penitências, oração contemplativa e a caridade.

Aos 27 anos foi admitido ao convento dos capuchinhos em Roma, como irmão leigo. Em 1545 proferiu seus votos religiosos no Convento de Monte São João. Dividiu seus primeiros anos como capuchinho entre este convento, o convento de Tívoli e o de Palanzano de Viterbo. A partir de 1547 mudou-se para Roma, residindo no Convento de São Boaventura.

Viveu como mendicante, trajando um velho hábito, com um rosário nas mãos e um saco às costas. A quem o ajudava, respondia invariavelmente Deo gratias, que quer dizer Graças a Deus. Isto lhe valeu o apelido de Frei Deo Gratias. Viveu uma vida de profunda simplicidade e dedicação aos mais pobres. Embora fosse analfabeto, era amigo Filipe Néri e Carlos Borromeu e do futuro papa Sixto V.

Faleceu em Roma, em 18 de maio de 1587. Logo após a sua morte, o Papa Sisto V (r. 1585-1590) iniciou o processo de beatificação. Foi canonizado em 1712 pelo papa Clemente XI. A Igreja Católica comemora este santo no dia 18 de maio.