João Pessoa, 05 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
(Brasília-DF) – Os governadores e governadoras do Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (5), em Brasília, para a cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Além de realizar a Primeira Assembleia Geral de 2025. Durante o evento, os gestores discutiram pautas estratégicas para o desenvolvimento da região e fortaleceram o papel do Nordeste no cenário nacional.
Em entrevista à Rede Mais, o governador da Paraíba, João Azevedo, destacou a histórica desigualdade no desenvolvimento das regiões brasileiras e disse que a diferença atual foi provocada por uma discriminação na distribuição de recursos ao longo do tempo.
Azevedo afirmou que o objetivo do Consórcio Nordeste é pleitear, junto ao governo federal, um aumento progressivo nos investimentos direcionados à região. “Essa diferença que existe hoje de desenvolvimento das regiões, ela foi provocada pela constante discriminação em termos de distribuição de recursos durante o tempo todo aqui no Brasil. E o que nós queremos é isso, é fazer com que gradativamente a cada ano o governo federal, através das suas agências de desenvolvimento, através dos seus bancos de desenvolvimento, possam garantir um volume crescente de investimentos para o nordeste. É isso que nós vamos pleitear”, afirmou João Azevedo.
Já a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância do Consórcio Nordeste como um dos principais colegiados regionais do Brasil. Ela ressaltou que a união dos estados nordestinos é fundamental para que a região atue de maneira estratégica e protagonista nas decisões nacionais. “O Nordeste se consolida cada vez mais como um dos principais e mais importantes colegiados de nível regional dos governadores do Brasil. Ou seja, cada vez mais o Nordeste unido para fazer frente de forma estratégica, protagonista”, declarou Fátima Bezerra à Rede Mais.
MaisPB
DESENVOLVIMENTO - 05/02/2025