João Pessoa, 11 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
litoral norte

Governo mapeia famílias atingidas pelas enchentes em Baía da Traição, na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 11/02/2025 ás 06h22
atualizado em 11/02/2025 ás 06h23
Secretária de estado do desenvolvimento humano, Pollyanna Werton, (Foto: Divulgação)

O governo do Estado está realizando um mapeamento socioassistencial das famílias atingidas pelas enchentes em Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba. Nesta segunda-feira (10), a secretária de estado do desenvolvimento humano, Pollyanna Werton, esteve no município acompanhada de equipes de vigilância socioassistencial, assistentes sociais e nutricionistas para direcionar ações de assistência à população local.

“Nós sobrevoamos o município na última sexta-feira (7) e, ao longo do fim de semana, distribuímos alimentos e água para as famílias afetadas pelas enchentes. Hoje, viemos in loco e observamos que o nível da água baixou e agora podemos ver os reais prejuízos ocasionados pelas chuvas. São famílias sem móveis, sem cama, sem eletrodomésticos, sem comida, sem água potável, de pés descalços em terreno contaminado… diversas são as necessidades, inclusive de documentos, que muitos perderam nas enchentes”, detalhou Pollyanna.

Conforme a secretária, a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) realizou um mapeamento socioassistencial a partir do qual as ações serão direcionadas.

“Já nos próximos dias nós direcionaremos o Programa Cidadão para realizar uma nova emissão gratuita dos documentos das pessoas que perderam tudo. Os documentos são fundamentais para dar acesso aos direitos. Além disso, por meio do nosso mapeamento, identificamos pessoas sem benefícios socioassistenciais, então iremos auxiliar para que sejam incluídas nos programas estaduais e federais. Em paralelo, seguiremos enviando alimentos, ainda hoje chegará um caminhão com mais 300 cestas básicas, água, colchões e lençóis. Seguiremos mapeando e garantindo que essas famílias possam voltar a ter dignidade”, acrescentou.

A população local destacou a importância dos auxílios direcionados às regiões atingidas. “Estávamos dormindo e, quando vimos, um barulho embaixo da cama, era a água que já tinha invadido com muita força nossa casa. Hoje, o nível da água baixou e agora vemos tudo que perdemos. Primeiro, nossa gratidão a Deus, em segundo lugar a vocês, que estão aqui para nos ajudar nesse momento difícil”, disse o senhor João Pedro da Silva, morador do bairro ribeirinho Morrinho, um dos atingidos pela enchente.

Em conjunto com as ações de assistência, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Saúde seguem dando apoio às ações municipais para minimizar os danos sofridos pela população local em virtude das chuvas.

MaisPB