João Pessoa, 12 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Viroses: saiba quando é preciso levar a criança ao médico

Comentários: 0
publicado em 12/02/2025 ás 11h07

As viroses e síndromes respiratórias são doenças que costumam afetar as crianças no início do inverno. Esse ano, no entanto, esses problemas têm aparecido mais cedo e prejudicando a saúde dos pequenos. Além disso, com o retorno às aulas, a propagação dos quadros de viroses também é mais rápida. Dessa forma, os pais precisam ficar atentos aos sintomas que a criança apresente para saber se é preciso levá-la a um consultório ou se é caso de ir até um hospital.

O superintendente de Pediatria da Unimed João Pessoa, Constantino Cartaxo, explica que nos quadros de viroses ou síndromes respiratórias leves, os pais podem fazer uma consulta com o pediatra. Para esse tipo de atendimento, ele lembra que a Unimed JP disponibiliza a teleconsulta e também pediatras nos consultórios do Centro Médico Unimed Zona Sul, nos Bancários, e no Centro Médico Pediátrico do Bessa.

“A teleconsulta é indicada para aquelas crianças que estão no início do quadro gripal, sem desconforto respiratório e com febre que não persista por mais de três dias. Quando sem febre, a criança está ativa, esperta, comendo um pouco melhor. Não apresenta dor de ouvido, nem manchas no corpo”, explica o pediatra Constantino Cartaxo.

Já no caso de atendimento presencial com consulta eletiva, o médico recomenda a recorrer ao serviço em situações onde a criança apresente febre persistente e manchas pelo corpo. “Se a criança apresentar alterações como uma febre por mais de quatro dias, se entre uma febre e outra a criança continua sonolenta, apresenta manchas no corpo, dor de ouvido. Nesses casos deve ir ao consultório”.

Com relação ao atendimento hospitalar, a ida ao serviço de urgência é necessária nos quadros graves, como quando a criança tem falta de ar. “Se a criança estiver muito cansada, gemente – mesmo sem febre –, apresentar manchas no corpo que não desaparecem ou outra complicação, como desidratação, aí vai para o hospital”, detalhou o pediatra.

TELECONSULTA

O serviço de teleconsulta Unimed JP conta com pediatra, possibilitando mais comodidade aos pais e evitando a exposição das crianças no ambiente hospitalar, quando elas estiverem com sintomas virais leves. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 13h.
Para agendar a consulta virtual, basta acessar a área da teleconsulta no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/teleconsulta/) e fazer o agendamento com a equipe de enfermagem, que realiza uma triagem inicial. Esse processo também pode ser feito pelo aplicativo Unimed JP (disponível para Android e iOS) ou ainda por meio do telefone (83) 2106-0630.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Ainda no caso de crianças com sintomas virais leves, os pais que preferirem atendimento presencial têm duas opções de acesso ao clínico pediátrico, sendo realizados no Centro Médico do Bessa ou no Centro Médico Pediátrico Unimed Zona Sul (CMU).
No Centro Médico do Bessa, os atendimentos estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 8h às 12h. Para ser atendido e para maior comodidade, os pais ou responsáveis devem agendar a consulta pelo aplicativo ou site da Unimed JP, escolhendo o melhor dia e horário, conforme a disponibilidade. Contudo, também são realizados atendimentos clínicos por demanda espontânea.

A unidade funciona na Avenida Fernando Luís Henrique dos Santos, número 1216, no Bessa. Mais informações no telefone: 2106-0700.

Já no CMU, os atendimentos também podem ser agendados pelo portal ou aplicativo da Unimed JP e ainda pelo (83) 99156-2508.

MaisPB