João Pessoa, 13 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (13), investiga supostos desvios de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e envolve o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em Brasília e em cinco cidades gaúchas.
A investigação cita o nome do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). Lino Furtado, chefe de gabinete de Afonso, é um dos alvos da operação.
A operação também resultou no afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, conforme determinação judicial. Além disso, houve o bloqueio de valores em contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.
Durante as buscas, a Polícia Federal encontrou R$ 140 mil em dinheiro vivo com alguns dos alvos da operação. Um funcionário do hospital, que seria o destinatário das emendas, e um terceiro envolvido, ainda não identificado, também estariam com parte desses valores.
MaisPB
OPINIÃO HERON CID - 11/02/2025