João Pessoa, 13 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
polêmica

Dinho anuncia nomes para comissões e gera tensão na Câmara de João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 13/02/2025 ás 14h47
Dinho, presidente da CMJP

A escolha dos integrantes das comissões da Câmara Municipal de João Pessoa pelo presidente da Casa, realizada nesta quinta-feira (13), pelo vereador Dinho Dowsley (PSD), gerou clima de tensão e muita polêmica entre os parlamentares. O anúncio dos nomes das principais comissões, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Orçamento foi feito sem a consulta prévia às lideranças partidárias, o que causou forte repercussão negativa.

Em defesa de sua decisão, Dinho explicou que seguiu as normas do Regimento Interno da Casa, que prevê que, caso as lideranças partidárias não indiquem seus representantes após duas sessões plenárias, cabe ao presidente da Câmara realizar as escolhas.

No entanto, a situação se agravou quando Dinho rejeitou a solicitação de um bloco parlamentar formado pelos partidos Solidariedade, PV e PDT, que pleiteava a manutenção dos vereadores Fábio Carneiro e Bosquinho na CCJ. O bloco argumentou que a medida seria necessária para respeitar a proporcionalidade partidária e assegurar a alternância de membros nas comissões.

Atualmente, a oposição já elegeu seu líder, o vereador Milanez Neto (MDB), enquanto o prefeito Cícero Lucena (PP) ainda não nomeou o líder da base governista na Câmara.

A fala de Dinho foi alvo de críticas do vereador João Almeida (PDT), que já havia acionado a Justiça para tentar impedir a reeleição de Dinho à presidência da Câmara. “Pega muito mal o senhor falar em alternância de poder, presidente”, disse o vereador.

Confira as comissões formadas por Dinho:

A Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo vereador Damásio Franca e Valdir Trindade (Republicanos) será o vice. Os vereadores Carlão (PL), Durval (PL), Marcus Vinícius (PDT), Milanez Neto (MDB) e Odon Bezerra (PSB) também farão parte.

A Comissão de Orçamento e Finanças será presidida pelo vereador Tarcísio Jardim (PP) e Fábio Lopes (PL) será o vice. Integram a comissão João Almeida (PDT), Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), Marcos Bandeira, Marcus Henriques (PT), Mikika Leitão (Republicanos).

A Comissão de Políticas Públicas será composta por Jailma Carvalho (PSB) e Icaro Chaves (Podemos) como vice, Bosquinho (PV), Eliza Virgínia (PP), Fábio Carneiro (SD), Romulo Dantas e Toinho Pé de Aço.

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor terá como presidente o vereador Guga, Movijampa (PSD) e o vice será Edmilson Soares (PSB). Formam o grupo os vereadores Guga Pet (PP), João Corujinha (PDT), Luís da Padaria (Agir) e Thiago Lucena (DC).

MaisPB