João Pessoa, 18 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O paraibano Vital do Rego Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), disse que o Brasil deve ao militares que resistiram à tentativa de golpe, que resultou nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Em entrevista ao programa Hora H, da TV Manaíra, nessa segunda-feira (17), Vital comentou sobre o plano golpista e o classificou como “insano”.
Para o presidente do TCU, no 8 de janeiro houve “dois crimes de atentado à democracia”, sendo um mais “brando” e o outro mais grave. “Teve dois tipos de pessoas. Tinham pessoas que foram levadas, que não compreendiam o que estavam fazendo, e tinham pessoas que organizaram, trabalharam via redes sociais aqueles fatos e levaram essas outras pessoas”, afirmou em entrevista ao jornalista Heron Cid.
O paraibano também destacou a importância da postura dos comandantes militares, especialmente do Exército e da Aeronáutica, na tentativa de impedir o golpe. “Graças ao comportamento de duas ou três pessoas que comandavam o Exército Brasileiro e a Aeronáutica – e a gente deve a esses comandantes – eles não entraram no golpe. Eles não aceitaram o golpe”, disse Vital.
“Estava tão claro a insanidade daquelas questões, que os militares, pelo menos os militares de plantão, que são os comandantes das forças do Exército e da Aeronáutica, disseram ‘não’ ao processo”.
Ainda de acordo com Vital do Rêgo Filho, foi graças ao comportamento dos militares que o “balão secou”, se referindo ao impedimento do avanço do plano golpista. “Os golpistas acreditavam que aqueles que estavam durante tantos meses ali na frente do Palácio, fazendo toda aquela coisa de forma até estimulada por setores do Exército à época, eles acreditavam que o Exército e Aeronáutica embarcaria nesse golpe”, acrescentou ele.
Assista a entrevista na íntegra:
MaisPB
POLO TURÍSTICO - 20/02/2025