João Pessoa, 18 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura de João Pessoa deu início ao processo para instalação de crematórios públicos para animais. Foi o que revelou o secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, em entrevista ao Portal MaisPB e ao programa Hora H, nesta terça-feira (18).
O anúncio aconteceu depois de ser protocolado na Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga a gestão Cícero Lucena (PP) criar um cemitério público voltado para cachorros e gatos de estimação. Para Silveira, apesar de ser louvável a proposta do vereador Fábio Lopes (PL), já está em debate no governo municipal uma solução para os bichos.
+ Projeto de Lei prevê criação cemitério para velório e enterro de cães e gatos em JP
“Recentemente, foi publicado no Diário Oficial uma providência que visa instalar um sistema de cremação de animais nas unidades hospitalares veterinárias do município de João Pessoa. Com isso, acreditamos que conseguiremos atender não apenas os animais que são atendidos nessas unidades, mas também aqueles que venham a falecer em suas residências ou até mesmo nas ruas, mercados públicos e outros locais. O processo foi publicado e trata-se de um processo de credenciamento”, disse Welison.
À reportagem, o secretário enfatizou que a proposta do Cemitério PET pode ser uma solução a ser pensada futuramente, mas que, neste momento, a prioridade é a implantação do crematório.
O projeto do vereador Fábio Lopes
No texto apresentado à Câmara de Vereadores, Fábio Lopes diz que a criação de um cemitério público para os animais busca oferecer um local para o descanso final dos “Pets”, na Capital. Em entrevista ao Portal MaisPB e Programa Hora H, o vereador afirmou que o projeto não acarretaria custos à prefeitura e seria sediado no Parque Arruda Câmara (Bica).
“A ideia é que as pessoas que possam pagar pelo serviço financiem a iniciativa (…) a questão animal, que visa oferecer um local digno para que nossos animais possam ter um fim com dignidade. O projeto de lei que estamos propondo atende a tudo isso de forma sustentável e inteligente. Temos o nosso zoológico, a Bica, que possui uma área enorme para receber esse equipamento de forma sustentável. Já existem iniciativas semelhantes no Sul do país, além de outros países”, relatou.
Em sua fala, o vereador Fábio Lopes questionou a adequação das soluções temporárias e afirmou que é preciso pensar em algo mais estruturado e mais acessível.
“Não podemos deixar que os animais sejam abandonados ou enterrados em qualquer lugar, sem respeito e dignidade. João Pessoa merece um local adequado para isso, João Pessoa não conta com esse serviço, e isso é uma questão até de saúde pública. O que acontece atualmente? As pessoas enterram seus animais em qualquer local ou os jogam em lugares inadequados, e só quem tem condições pode pagar por serviços particulares”, complementou.
João Pedro Gomes – MaisPB
POLO TURÍSTICO - 20/02/2025