João Pessoa, 20 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma operação da Polícia Civil da Paraíba, deflagrada nesta quinta-feira (20), mira uma organização criminosa suspeita de fraudes no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). O grupo atuava em João Pessoa no cancelamento irregular de multas de trânsito. A ação, batizada de “Reset”, cumpre sete mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.
A investigação revelou um esquema sofisticado que envolvia ex-servidores do DETRAN, agentes públicos, hackers e despachantes. Utilizando-se de credenciais de acesso válidas, o grupo inseria dados falsos no sistema para justificar os cancelamentos irregulares de multas. A organização atuava em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas:
Como funcionava o esquema?
A organização criminosa atuava da seguinte forma:
Operação – O nome da operação, “RESET”, é uma alusão direta à intenção de “zerar” ou “restaurar” a ordem e a legalidade no sistema de multas de trânsito da Paraíba. A escolha do termo remete à ideia de reiniciar o sistema, apagando os efeitos da atuação da organização criminosa e devolvendo-o ao seu estado original de funcionamento.
A operação é conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com o apoio da UNINTELPOL, DESARME, GOE, GOC e a Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC).
MaisPB
REAJUSTE - 21/02/2025